Estão abertas as inscrições para nosso novo curso, “Python para inovação cívica: Primeiros passos na prática“. A formação irá fornecer uma introdução à programação com a linguagem Python aplicada a projetos reais envolvendo dados e inovação cívica.

O curso, primeiro que oferecemos sobre o tema, é resultado de uma colaboração entre a Escola de Dados – programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR) – e o eixo de Inovação Cívica da OKBR, responsável por iniciativas como a Operação Serenata de Amor e o Querido Diário.

As atividades começarão no dia 02 de agosto. As aulas ao vivo ocorrerão majoritariamente nas terças e quintas-feiras das 18h às 19h30 no horário de Brasília.

Além de aprender a analisar e a “raspar” dados usando Python, quem participar do curso vai descobrir como funcionam projetos reais de impacto social e como colaborar com o ecossistema de inovação cívica e dados abertos no Brasil, realizando desafios práticos e contando com o apoio equipe de pessoas instrutoras.

“Oferecer uma formação de introdução à programação era uma vontade antiga da Escola de Dados. Com o curso ‘Python para inovação cívica’, iremos aplicar nossa metodologia de ensino sobre dados à linguagem Python, mostrando como desenvolver projetos reais de inovação cívica, sob a mentoria de um corpo docente muito especial. Iremos focar especialmente nas etapas de raspagem e análise dos dados e, no fim, esperamos que as pessoas se sintam aptas a colaborar em projetos de análise de dados abertos e inovação cívica, como o Querido Diário”, afirma Adriano Belisario, coordenador da Escola de Dados.

A atividade conta com o apoio do Jusbrasil, que irá oferecer 100 bolsas integrais para pessoas trans, pessoas negras, mulheres e representantes da comunidade LGBTQI+. A chamada pública para candidaturas ficará aberta de 28/06 a 16/07. O resultado será comunicado no dia 28/07, por e-mail, a todas as pessoas que se candidatarem.

Giulio Carvalho, coordenador do programa de Inovação Cívica da OKBR, faz um convite: “Projetos de inovação cívica bem sucedidos inspiram pessoas, causando impacto positivo na sociedade. É assim com o Serenata de Amor, por exemplo. Mas por trás destes projetos há uma gama diversa de pessoas com as mais diferentes habilidades para tirar esses projetos do papel e colocá-los na rua. Através deste curso, você poderá ter seu contato inicial com alguns projetos já ativos como: Serenata de Amor, Perfil Político e Querido Diário. Também desenvolverá seu pensamento computacional, seu conhecimento de Python e habilidades como análise e raspagem de dados. Com isso, quem sabe um dia possamos, juntamente, inspirar mais pessoas?”.

Todos os recursos obtidos com as inscrições serão utilizados para pagamento da equipe e investimento nas ações de Inovação Cívica realizadas pela Open Knowledge Brasil.