A Escola de Dados – programa educacional da Open Knowledge Brasil – realizará, entre os dias 20 de março e 20 de abril de 2023, a segunda edição do curso online “Jornalismo de Dados Ambientais: no rastro do desmatamento da Amazônia”.  O curso recebe inscrições até o dia 12/03 e a seleção priorizará pessoas que moram ou atuam nos estados da Amazônia Legal.

Esta edição é apoiada pelo Instituto Hivos, por meio do Programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC), e pela rede Internews, por meio do projeto Conservando Juntos liderado pela Wildlife Conservation Society (WCS), com apoio da USAID.

Com videoaulas e aulas ao vivo com especialistas na área e apresenta uma introdução prática a recursos, ferramentas e conceitos para que jornalistas trabalhem com dados ambientais, especialmente no contexto do desmatamento na Amazônia, a segunda edição do curso ganhou um novo módulo que aborda conceitos mundiais sobre mudanças climáticas, além de apresentar bases brasileiras para a investigação dos impactos de gases do efeito estufa em território nacional. 

Outra novidade é o polo presencial de apoio ao cursista, destinado a participantes da região Norte do País. Em parceria com a Funbosque (Fundação Escola Bosque), alunos de Belém (PA) terão à disposição um plantão de dúvidas e poderão acessar o conteúdo do curso no laboratório da instituição. 

Quem participar do curso também poderá concorrer às bolsas de reportagem oferecidas e mentorias pelo InfoAmazonia, para que participantes desenvolvam reportagens baseadas em dados ambientais em níveis locais. 

Serão oferecidas 400 vagas gratuitas para o curso online, além de 45 vagas para o polo de apoio. Clique aqui para se inscrever até 12/03. As pessoas selecionadas serão avisadas por e-mail até o dia 15/03. 

Conteúdo do curso:

Módulo 1: Introdução ao jornalismo de dados ambientais
1.1 Introdução ao jornalismo de dados ambientais
1.2 Dados, ciência e jornalismo
1.3 Caminhos para o jornalismo de dados ambientais
1.4 Desmatamento no Brasil hoje
Caixa de ferramentas para jornalistas de dados ambientais

Módulo 2: Trabalhando com dados espaciais
2.1 Introdução ao QGIS
2.2 Dados geográficos: modos de usar
2.3 Exploração básica no QGIS
2.4 Importando tabelas em mapas
2.5 Terra à vista: trabalhando com imagens de satélites
2.6 Exportando mapas

Módulo 3: Desmatamento e queimadas em dados
3.1 Como usar dados do PRODES e DETER?
3.2 TerraBrasilis
3.3 Erros comuns e cobertura da imprensa
3.4 Visualização de dados geográficos
3.5 Produção de mapas para web
3.6 Visualizações interativas para web

Módulo 4: Siga o dinheiro!
4.1 Fontes de dados sobre violações ambientais
4.2 Identificando os donos de empresas e fazendas
4.3 Usando imagens de satélites em investigações
4.4 Quem compra o produto do crime ambiental?
4.5 Quem financia o desmatamento?

Módulo 5: Mudanças climáticas em dados
5.1 Como comunicar dados sobre os gases do efeito estufa
5.2 SEEG: o que é, dados disponíveis e como utilizar em suas apurações
5.3 Apurando dados municipais, estaduais, nacionais e por bioma
5.4 MapBiomas para jornalistas
5.5 Como ver o desmatamento ano a ano e a diferença para os dados do Inpe
5.6 Dados de transição: como ver o que era floresta e virou agropecuária
5.7 Ferramentas internacionais de contagem de carbono
5.8 Conceitos simples: desmatamento zero, perdas e danos, financiamento internacional nas conferências do clima

Instrutores do curso:

André Campos: Jornalista formado pela USP e pesquisador especializado em investigações sobre cadeias produtivas. Pela Repórter Brasil, realizou, entre outros trabalhos, o aplicativo Moda Livre e a plataforma multimídia Moendo Gente.

Carolina Dantas: Editora do PlenaMata e do InfoAmazonia, trabalha como jornalista há 13 anos e, desde 2016, é especialista nas áreas de ciência, saúde e meio ambiente. Antes, trabalhou como repórter e editora no Grupo RBS, na Folha de S.Paulo, no g1 e na TV Globo. É alumni do Departamento de Estado dos Estados Unidos, título concedido após convite do governo para programa internacional sobre mudanças climáticas.

Gustavo Faleiros: Cofundador do InfoAmazonia e editor da rede Rainforest Investigation Network (RIN) do Pulitzer Center. Jornalista ambiental, especializado em reportagens orientadas por dados. Em 2012, ele lançou a InfoAmazonia, uma plataforma digital que utiliza imagens de satélite e outros dados disponíveis ao público para reportar sobre os nove países da floresta amazônica. Antes disso, foi editor do site de notícias ambientais O Eco. Faleiros iniciou sua carreira em 2001 como repórter do Valor Econômico, onde cobriu infraestrutura e saneamento. Foi selecionado duas vezes como Knight Fellow no Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) por seu trabalho promovendo o jornalismo de dados e o geojornalismo. Faleiros fez mestrado em Meio Ambiente, Política e Globalização no King’s College em Londres e bacharelado em jornalismo pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele também contribuiu para várias publicações como Nature, Scientific American, The Guardian-UK, Revista piauí e Folha de S. Paulo.

Jorge Santos: Bacharel em Geografia pelas Faculdades Integradas Simonsen do Rio de Janeiro e trabalha com Geoprocessamento desde 2007. É criador dos sites Processamento Digital e InstrutorGIS.

Juliana Mori: Jornalista especializada em visualização de dados geo-espaciais. É cofundadora e diretora editorial do InfoAmazonia, com graduação pela PUC e mestrado pela Universitat Pompeu Fabra de Barcelona.

Laura Kurtzberg: Designer de visualização de dados e desenvolvedora front-end. Trabalha com comunicação, cartografias e desenvolvimento web na Ambiental Media.

Lubia Vinhas: Pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde ingressei em 1997. Bacharel em ciência da computação, com doutorado em computação aplicada na área de geoinformática. Foi chefe da divisão de processamento de imagens e coordenadora da área de observação da Terra. Atualmente é colaboradora do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas do INPE, e chefe da Divisão que implementará o Programa Base de Informações Georreferenciadas do INPE que está em construção.

Luis Maurano: Tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde ingressou em 2010. Formado ciência da computação, com mestrado em sensoriamento remoto pelo INPE. Atua desde 1998 nos programas de monitoramento de queimadas e desmatamento e atualmente é coordenador substituto do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas do INPE.

Piero Locatelli: Jornalista e escreve sobre política e direitos humanos há mais de dez anos. Trabalha atualmente como pesquisador na Repórter Brasil, como foco em cadeias produtivas. Antes, trabalhou em veículos como UOL e CartaCapital. É mestre em Planejamento e Gestão de Território pela UFABC.

Thiago Medaglia: Foi bolsista do Programa Knight de Jornalismo Científico do MIT, viaja como repórter desde 2004 para lugares fora dos mapas turísticos: Ex-editor da National Geographic Brasil, Medaglia também é a fundador da Ambiental Media, uma startup brasileira que transforma conteúdo científico em produtos jornalísticos acessíveis, atraentes e inovadores. Antes disso, foi repórter da revista Terra (publicação brasileira pioneira na área ambiental), e editor de projetos especiais da InfoAmazonia.