Com a crescente demanda por informação, precisão e transparência, saber lidar com dados digitais se tornou essencial para quem deseja incidir de forma qualificada no debate público. Mas por onde começar?

No curso “Transformando dados em histórias”, serão apresentadas as principais técnicas e ferramentas empregadas no fluxo do trabalho com dados. Os participantes vão aprender, partindo de exemplos reais e com uma dinâmica “mão na massa”, a usar diferentes métodos e ferramentas web para trabalhar com bases de dados e extrair delas análises relevantes e boas histórias. As aulas incluem muitos exercícios monitorados, de modo que, ao final delas, os alunos estarão totalmente preparados para planejar e executar seus próprios projetos baseados em dados.

Serão cinco módulos:

1. Fundamentos dos dados digitais
        Quais são as equipes de jornalismo de dados ao redor do mundo, o uso de dados no jornalismo e sociedade civil, produtos digitais com o uso de dados, o que são dados estruturados, como a máquina faz a leitura dos dados, bases de dados e formatos mais comuns.
      2. Raspando e obtendo dados
        Como funciona a busca avançada na web. Que bases de dados são importantes no Brasil e no mundo. Como explorar bases importantes no Brasil, como DataSUS, IBGE e Portal da Transparência, o conceito de raspagem de dados, raspagem de dados com editores de planilha, raspagem de dados com ferramentas web gratuitas, como Webscraper, extração de dados de PDF com ferramentas como o Tabula.
      3. Limpeza e preparação dos dados
        Técnicas de limpeza com planilhas e OpenRefine básico.
      4. Análise: transformando dados em informação
        Como utilizar programas de planilhas para cavar histórias, como classificar, ordenar e filtrar dados, como calcular porcentagens ou taxas, variação percentual, média, mediana, desvio padrão e correlação, tabelas dinâmicas, como comparar e unir dados de tabelas diferentes.
      5. Visualização e publicação
        Fundamentos de visualização de dados e design e como construir narrativas interativas com ferramentas gratuitas.

O curso ocorrerá dos dias 20 a 22 de setembro*, na Unifacs (Campus Tancredo Neves), e será ministrado por Juan Torres, gerente da Escola de Dados.

As atividades são voltadas para jornalistas, cientistas sociais, estudantes e pesquisadores dessas áreas, membros de organizações da sociedade civil e demais interessados na construção de narrativas baseadas em dados.

Para participar das aulas, o investimento é de R$450. Alunos da Unifacs e grupos de 5 pessoas ou mais têm desconto de 10%, que pode ser solicitado via e-mail de contato. As vagas são limitadas.

A Escola de Dados disponibilizará certificado de conclusão para quem cumprir a carga horária de 20h do curso, que conta com apoio da Avera Agência de Notícias.

Juan Torres é editor de Inovação no jornal Correio (BA), gerente da Escola de Dados e diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Especializado em jornalismo de dados, já atuou em diversas redações, no Brasil, Espanha e EUA, e teve trabalhos reconhecidos em prêmios como Data Journalism Awards, Esso, Petrobras, Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, newsawards, INMA Global Media, Latam Digital Media e Kurt Schork.

* Confira a agenda do curso:
Quinta, 20/9 – 18h às 22h
Sexta, 21/9 – 14h às 22h