Crédito:  www.SeniorLiving.Org

Curso gratuito vai mostrar como o jornalismo pode se beneficiar de técnicas comuns a outras áreas, como ciência da computação, design e análise de dados

A Escola de Dados e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) vão realizar de 24 a 28 de novembro o curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”. O curso é gratuito e faz parte do programa Partnership for Open Data (POD), uma parceria entre o Banco Mundial, o Open Data Institute e a Open Knowledge para acelerar a abertura de dados em países em desenvolvimento.

As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira, dia 29 de outubro, até as 23h59 do dia 10 de novembro, por meio de formulário online (clique aqui para acessá-lo). Serão selecionados até 30 participantes, sendo que a metade das vagas será reservada a alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), da Facom/UFBA.

Jornalistas, bem como acadêmicos de comunicação poderão se inscrever. A seleção dos candidatos avaliará o grau de experiência em jornalismo e o potencial de aplicação dos ensinamentos, não sendo necessário conhecimento prévio em jornalismo de dados. O resultado final com os nomes dos selecionados será divulgado – conjuntamente – no blog da Escola de Dados e no blog do GJOL, no dia 14 de novembro.

O curso inclui um panorama sobre jornalismo de dados e uma apresentação das principais técnicas e ferramentas utilizadas para busca, extração, limpeza, interpretação e visualização de dados. Os alunos irão examinar projetos publicados por grandes redações do mundo todo e também partirão de projetos próprios para produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação. A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e atividades em grupo guiadas pelos tutores.

No total, serão 30h de atividades, divididas em cinco aulas oferecidas das 14h às 20h. Entre os tutores estão Marco Túlio Pires, jornalista e programador que coordena a Escola de Dados no Brasil; Rodrigo Burgarelli, repórter do jornal O Estado de S. Paulo com experiência em administração pública e jornalismo de dados; Juan Torres, jornalista de dados e editor do jornal Correio*; e Suzana Barbosa, professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom, e uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL).

A Escola de Dados é uma comunidade global que integra a rede da Open Knowledge e trabalha para capacitar organizações da sociedade civil, jornalistas e cidadãos para usar dados de forma eficaz em seus esforços para criar sociedades mais justas. Nossa missão é ensinar as pessoas a ter insights poderosos e criar histórias interessantes, utilizando dados abertos.

Curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”

Realização: Escola de Dados e Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL, da Faculdade de Comunicação | Universidade Federal da Bahia);

Quando: de 24/11 a 28/11, de 14h às 20h;

Onde: Faculdade de Comunicação (Campus Ondina).

Inscrições: de 28/10 a 10/11, por meio de formulário disponível em: (inscrições encerradas!)

Resposta aos selecionados: 14/11, nos blogs da Escola de Dados e do GJOL – veja a lista de selecionados aqui.

Dúvidas? contato arroba escoladedados ponto org