Segunda edição do curso gratuito da Escola de Dados vai apresentar no Rio de Janeiro as principais técnicas usadas no jornalismo de dados.

Curso gratuito da Escola de Dados acontece em dezembro no Rio de Janeiro. Jornalistas e estudantes podem se inscrever para participar.

A segunda edição do curso “Introdução ao Jornalismo de Dados” acontecerá entre os dias 8 e 12 de dezembro na Escola de Comunicação da UFRJ. O curso é gratuito e faz parte do programa Partnership for Open Data (POD), uma parceria entre o Banco Mundial, o Open Data Institute e a Open Knowledge Foundation para acelerar a abertura de dados em países em desenvolvimento.

As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira, dia 13 de novembro, até as 23h59 do dia 24 de novembro, por meio de formulário online (clique aqui para acessá-lo). Serão selecionados até 25 participantes e o resultado será divulgado no blog da Escola de Dados no dia 28 de novembro.

Jornalistas e estudantes de Comunicação podem se inscrever. A seleção dos candidatos avaliará o grau de experiência em jornalismo e o potencial de aplicação dos ensinamentos, não sendo necessário conhecimento prévio em jornalismo de dados.

O curso inclui um panorama sobre jornalismo de dados e uma apresentação das principais técnicas e ferramentas utilizadas para busca, extração, limpeza, interpretação e visualização de dados. Os alunos irão examinar projetos publicados por grandes redações do mundo todo e também partirão de projetos próprios para produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação. A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e atividades em grupo guiadas pelos tutores.

No total, serão 30h de atividades, divididas em cinco aulas oferecidas das 10h às 17h, com uma hora de intervalo de almoço. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão emitido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Entre os tutores estão Marco Túlio Pires e Natália Mazotte, coordenadores da Escola de Dados no Brasil; Rodrigo Burgarelli, repórter do jornal O Estado de S. Paulo com experiência em administração pública e jornalismo de dados; e Vitor George, desenvolvedor de software e especialista em mapas da equipe do EcoLab.

Este é o segundo curso presencial oferecido pela Escola de Dados no Brasil. O primeiro acontece em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, entre os dias 24 e 28 de novembro.

A Escola de Dados é uma comunidade global que integra a rede da Open Knowledge Foundation e trabalha para capacitar organizações da sociedade civil, jornalistas e cidadãos para usar dados de forma eficaz em seus esforços para criar sociedades mais justas. Nossa missão é ensinar as pessoas a ter insights poderosos e criar histórias interessantes, utilizando dados abertos.

Curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”

Realização: Escola de Dados e Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Quando: de 08/12 a 12/12, de 10h às 17h;

Onde: Auditório da Central de Produção Multimídia da Eco/UFRJ

Inscrições: de 13 a 24/11, por meio de formulário disponível em: http://bit.ly/1tMWcgG

Resposta aos selecionados: 28/11, no blog da Escola de Dados