dados responsáveisComeça nesta terça-feira (30), em Budapeste, capital da Hungria, mais um capítulo do Responsible Data Forum — ou Fórum de Responsabilidade em Dados. O evento reúne profissionais de diferentes setores durante dois dias para discutir estratégias para a publicação, tratamento, armazenamento e coleta de dados de forma responsável. A Escola de Dados está em Budapeste e vai participar do encontro.

Além do esforço em publicar bases de dados e promover a transparência em múltiplas instâncias da sociedade — inclusive governos e grupos de mídia, por exemplo — é preciso parar e refletir se o manejo das informações está sendo feito de forma responsável. Isso inclui o cuidado com bases que podem identificar pessoas ou violar a privacidade das partes envolvidas, se há recursos suficientes para identificar os dados trabalhados, se as bases estão coesas, se as fontes estão corretas, se a metodologia de coleta é apropriada, se a propriedade, licença ou determinação de domínio público fazem parte de todas as etapas de discussão etc.

O encontro em Budapeste vai ajudar a mapear os recursos existentes para superar desafios em comum a governos, empresas e organizações da sociedade civil, em relação à responsabilidade em dados, além de rascunhar políticas para lidar com bases em níveis organizacionais. Também vamos buscar fazer alianças com outros grupos que podem nos ajudar a desenvolver recursos relevantes nessa área.