O Fórum de Responsabilidade em Dados aconteceu no prédio da Open Society Archives, em Budapeste, capital da Hungria

O Fórum de Responsabilidade em Dados aconteceu no prédio da Open Society Archives, em Budapeste, capital da Hungria

Terminou nesta quarta-feira (01) o Responsible Data Forum, ou Fórum de Responsabilidade em Dados. Durante dois dias, 50 profissionais ligados ao mundo dos dados se reuniram no prédio da Open Society Archives, em Budapeste, para discutir estratégias e produzir material útil para que a coleta, armazenamento, análise e publicação de dados possa ser feita de forma mais responsável.

A organização do fórum convidou a Escola de Dados e estivemos lá representando o Brasil e a América Latina. Os participantes, que vieram de diferentes países, e com bagagem variada, desde a defesa de direitos humanos no oriente médio até o desenvolvimento de softwares, se dividiram em grupos e apresentaram ao fim de dois dias 11 produtos relacionados à responsabilidade em dados (links em inglês):

Os participantes configuraram uma página wiki com mais informações sobre o evento. Confira. Agora, o objetivo é melhorar os entregáveis do encontro até que eles possam ser distribuídos para organizações e ativistas interessados.