All for Joomla All for Webmasters
NOSSOS PROJETOS
Coda.Br

Coda.Br é a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais organizada pela Escola de Dados no Brasil. Trata-se do primeiro evento focado em debates e treinamentos para jornalistas e cientistas sociais engajados no universo dos dados digitais, e um espaço de troca para aqueles que trabalham sob a perspectiva do trabalho guiado por dados.

No Coda.Br, há workshops de treinamento em linguagens de programação e no acesso a dados abertos, rodas de debate com especialistas em dados, acesso à informação, privacidade na era de big data e temas afins, e apresentações breves de cases relevantes na seara do jornalismo de dados.

A primeira edição do evento foi realizada em São Paulo, em maio de 2016. Em sua segunda edição, em novembro de 2017, o Coda.Br atendeu cerca de 250 inscritos, com 4 keynotes internacionais e mais de 30 painéis e workshops, distribuídos em diferentes trilhas de formação.

LEDs

O DataLabe foi o primeiro de nossos laboratórios experimentais de dados. Localizado na favela da Maré, foi uma iniciativa da Escola de Dados e do Observatório de Favelas para alfabetização em dados de jovens periféricos. Durante seu ano piloto, o DataLabe criou condições para que bolsistas fizessem levantamentos, cruzamentos e visualizações de dados sobre temas concernentes à juventude periférica do Brasil.

Na primeira etapa de atividades dos laboratórios, os residentes têm acesso a um curso de jornalismo de dados promovido pela Escola de Dados, como introdução ao desenvolvimento de projetos pessoais de visualização de dados de temas de seus interesses.

A segunda etapa, coletiva, envolve toda a equipe na construção de um projeto de visualização de dados que busque responder a uma pergunta formulada pelos residentes.

A terceira e final etapa envolve uma formação intensiva de outros jovens comunicadores populares, nas quais os residentes replicam os métodos aprendidos durante seu processo de formação.

Cursos

Temos uma metodologia própria para treinamentos, que considera todas as etapas do processo de trabalho com dados: busca, raspagem, verificação, limpeza, análise, visualização.Os treinamentos atendem aos diferentes níveis de conhecimento e perfis. Sejam organizações sociais, jornalistas, agentes públicos ou cidadãos, organizamos as atividades e os treinamentos de modo a que o grupo sempre termine capacitado para trabalhar os dados da melhor forma para atender seus objetivos específicos e fortalecer suas atuações.

Saiba mais sobre os cursos que a Escola de Dados oferece.