Participantes do curso de Introdução ao Jornalismo de Dados oferecido na USP

 

Por Stefanie Carlan da Silveira, jornalista freelancer e doutoranda da ECA/USP

Todo jornalismo é de dados. Jornalista de dados não sai para a rua. Jornalismo de dados demanda muito dinheiro. Jornalismo de dados pode salvar o jornalismo da crise atual.

Concordando ou não com algumas destas frases –às vezes mudando de ideia ou ficando no meio termo– um grupo de cerca de 30 jornalistas decidiu se reunir por seis horas, durante cinco dias, para se aprofundar no nublado tema do jornalismo de dados.

Optando por vê-lo como um conjunto de competências para visualização de fontes digitais, fomos em busca de uma estrutura para construção de conteúdo jornalístico baseado em dados.

Com propostas bastante semelhantes de possíveis modelos, temas e grupos definidos, os próximos dias serão de suor e números, em busca de uma história e uma chance de pensar diferente o trabalho e o modo de produção do jornalismo.


Começou nesta segunda-feira, 6 de abril, a edição do curso Introdução ao Jornalismo de Dados oferecido na Universidade de São Paulo. Ao longo da semana, publicaremos fotos e depoimentos de participantes do curso, com suas impressões sobre as atividades do dia.

O treinamento é gratuito e faz parte do programa Partnership for Open Data (POD), uma parceria entre o Banco Mundial, o Open Data Institute e a Open Knowledge Foundation para acelerar a abertura de dados em países em desenvolvimento. Edições anteriores foram realizadas em Salvador e no Rio de Janeiro. Para ver posts anteriores sobre o curso, clique aqui.