LEIA NOSSAS PUBLICAÇÕES

Nossos ebooks são oferecidos gratuitamente e estão disponíveis para download em diversas plataformas. Gostou? Doe qualquer valor e apoie a publicação de novos livros

Geodados: uma introdução gentil

GRATUITO

Esta nova publicação online traz e adapta para a realidade brasileira introduções e tutoriais produzidos pela rede internacional da School of Data, o programa educacional da Open Knowledge Foundation, cobrindo os fundamentos básicos de QGIS, Open Street Maps e dados espaciais, a partir de exercícios práticos.

Download em PDFDownload em EPUBDownload em MOBIVisualizar site

Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública

GRATUITO

O conteúdo do curso “Análise de Dados Educacionais” está agora disponível como ebook. A formação buscou ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação, competência essencial para a melhoria das políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas de caráter pedagógico que podem ser desenvolvidas a partir dos dados de avaliação.

Download em PDF

Manual do jornalismo de dados 2: Rumo a uma prática crítica dos dados

GRATUITO

A segunda edição do manual de jornalismo de dados visa promover o pensamento crítico em torno do jornalismo de dados na produção de reportagens. A publicação apresenta reflexões sobre temas atuais e explora as possibilidades de se trabalhar com dados abordando assuntos como mudança climática, sexismo, racismo, injustiça algorítmica e autoritarismo.

Download em PDF

Publicadores de dados: da gestão estratégica à abertura

GRATUITO

“Publicadores de dados” é um guia sintético para a abertura de dados no setor público. Suas páginas conduzem leitores(as), passo a passo, por uma trilha que começa no pensamento estratégico e termina com a abertura de dados e sua inserção e engajamento no ecossistema dos dados abertos. Seu conteúdo sintetiza os principais conceitos e tecnologias envolvidos no processo de abertura de dados, além de apontar exemplos reais e referências sobre o tema.

Download em PDFDownload em EPUBDownload em MOBI (Kindle)Baixe na AmazonBaixe no Kobo

Fluxo do trabalho com dados: do zero à prática

GRATUITO

Esta publicação é um guia prático destinado a profissionais e estudantes interessados em trabalhar com dados no campo da comunicação, em especial no jornalismo e na produção de conteúdos para organizações da sociedade civil. O guia é baseado no fluxo de trabalho com dados (data pipeline), uma metodologia desenvolvida pela rede da Escola de Dados internacionalmente, que aborda todas etapas do trabalho, da definição das questões à visualização dos dados.

Download em PDFDownload em EPUBBaixe na AmazonBaixe no Kobo