Participe!

A escola de dados é uma comunidade entusiasmada para trabalhar com dados. Se você é um experiente usuário de dados, um iniciante louco para obter conhecimentos ou uma organização em busca de formas para colaborar, há muitas maneiras de se envolver. Encontre a que mais interessa a você:

Tem pouco tempo?…

…Mesmo assim você pode participar!

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais

A escola de dados está no Twitter em @EscoladeDados. Você também pode acompanhar nossas atividades no Facebook.

Fique em contato pela nossa lista de e-mail

Entre na lista de discussão da Escola de Dados, onde trocamos experiências sobre novas ferramentas e formas de trabalhar com dados. Por lá que todas as atividades da comunidade vão ser desenvolvidas e divulgadas. Como fazer: Inscreva-se aqui e começe a participar das discussões da lista. Para enviar mensagens para todos os participantes, escreva para [email protected]

Tem mais tempo para se envolver?

Organize um evento sobre dados

Se você tem conhecimentos no uso de dados e quer reunir jornalistas, programadores, designers, ativistas ou qualquer interessado para um dia de “mão na massa” sobre dados de um determinado assunto, podemos te ajudar. Temos como objetivo formar uma sólida comunidade em torno do conhecimento do uso de dados e precisamos de gente animada e disposta a promover encontros presenciais. Junte-se a nós!

Um evento de sucesso (e você pode chamá-lo como achar melhor: hackday, hackathon, hackfest, expedição de dados e por aí vai) envolve três elementos principais:

  • Defina suas metas. O que você quer que ter como resultado no final? Para melhor responder a essa pergunta, pense no objetivo, tema e público do seu evento
  • Realize um encontro divertido. A principal coisa a ter em mente é que uma vez que você tem seu objetivo definido, confie em si mesmo e veja como ajudar os seus participantes a chegarem ao objetivo do evento de maneira divertida. Há vários guias para ajudar você a descobrir os detalhes de como gerenciar efetivamente a logística de um desses eventos. Um deles é a nossa metodologia de expedição de dados (leia aqui).
  • Documente. Feche o ciclo. Você alcançou seus objetivos? Você aprendeu alguma coisa com a organização do evento? Compartilhe o que você rolou, os conhecimentos trocados e os resultados obtidos

Envie para a gente a sua sugestão de evento! Teremos o maior prazer em ajudá-lo na preparação e na divulgação!

Tem material sobre uso de dados? Compartilhe com a gente!

Contribua com os cursos da Escola de Dados – Mande suas dicas, slides, tutoriais ou ideias de cursos para contato@escoladedados.org. Ficaremos felizes em compartilhar com a comunidade da Escola de Dados.

Escreva no blog da Escola de dados: inspire outros com suas histórias sobre o uso de dados

Blog – Você fez alguma coisa legal usando dados? Descobriu recentemente uma nova ferramenta ou um jeito de trabalhar com um problema difícil? Conhece ou faz parte de uma iniciativa brasileira de jornalismo de dados bacana?

Mande um e-mail para [email protected] e vamos te ajudar a transformar sua experiência em um post para o blog. Leia nossas regras de publicação.

Minha organização gostaria de colaborar. Como fazer?

Nós ficamos felizes em ter parceiros de outras organizações e pensar formas de cooperação. Existem muitas possibilidades de se envolver. Estamos interessados em colaboradores que compartilhem dos nossos interesses em produzir cursos e materiais, organizar eventos e difundir o conhecimento sobre o uso de dados pelo mundo. Para mais informações, contate-nos em contato@escoladedados.org.

2 respostas a Participe!

  1. Gostaria de ser informado sempre sobre assuntos relativos com o meio ambiente e desenvolvimento sustentavel.

  2. Olá, em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa. Manipular livremente dados públicos é um passo importante para a efetivação do Controle Social.
    Estou aprendendo o software R e tentando aplicar na área de auditoria pública. Gostaria de ser informado sobre assuntos dessa natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *