Perguntas Frequentes

Qual é o objetivo da Escola de Dados?

A Escola de Dados trabalha para capacitar organizações da sociedade civil, jornalistas e cidadãos com as habilidades que eles precisam para usar dados de forma eficaz em seus esforços para criar sociedades mais justas e eficazes.

Por que é necessário?

sticker_escola_de_dados

Há um enorme potencial para o uso de dados e dados abertos para melhorar a vida dos cidadãos em todo o mundo, especialmente no aumento da transparência e da responsabilidade do governo.

No entanto, muitos dos grupos que estão mais próximas dos problemas – ONGs, jornalistas e cidadãos – atualmente não têm as habilidades para usar dados de forma eficaz – e até mesmo a consciência do potencial de dados para o seu trabalho.

Escola da missão de Dados é ensinar as pessoas a ganhar insights poderosos e criar histórias interessantes, utilizando dados.

Para quem é a Escola de Dados?

Para qualquer um!

A Escola de Dados é uma comunidade global e seus participantes têm as mais diversas formações. Esperamos que a Escola de Dados seja especialmente valiosa para organizações de sociedade civil, jornalistas e pessoas que queiram usar dados em seu trabalho ou pretendem procurar um trabalho nessa área.

Qual é o nível dos cursos?

A Escola de Dados começa do básico e vai tão a fundo como necessário para os trabalhos que você quer desenvolver. Às vezes, será necessário você aprender a programar para tirar o máximo proveito de seus dados. Vamos procurar a ajudo-lo nisso indicando materiais e ferramentas oferecidas na web.
Não há pré-requisitos referentes a conhecimentos de estatística ou programação para você participar da Escola de Dados. Ainda assim, se você encontrar problemas ou não conseguir aprender a partir de nossos exemplos, por favor nos escreva!

Custa alguma coisa?

Todos os nossos materiais online são gratuitos e construídos por nossa comunidade. Eles são liberados sob uma licença CC-BY-SA de modo que qualquer um possa usar, reutilizar e redistribuí-los.
Também oferecemos cursos de treinamento off-line e pode enviar um de nossos oficineiros para realizar uma oficina personalizada ou aconselhar sua organização referente ao trabalho com dados abertos. Se você quiser mais detalhes sobre o que podemos oferecer, por favor, entre em contato.

Como funciona o trabalho da Escola de Dados?

Um ponto importante de reflexão é: quase nenhum dos grupos que queremos mobilizar chega em nós dizendo “Eu quero ter proficiência no trabalho com dados”. Geralmente, os grupos desconhecem o potencial real de dados para apoiar suas causas. Sendo assim, nossas oficinas e materiais são muito práticas. Buscamos ajudar os participantes a resolverem problemas reais e – ao longo do processo – são desenvolvidas todas as competências necessárias para o trabalho com dados.

Hackdays

Hackdays são uma abordagem baseada na aprendizagem por meio de projetos. Botamos a mão na massa, exploramos dados reais e – fazendo isso – conhecemos todas as etapas de uma investigação de dados: desde a elaboração de uma pergunta clara, a qualificação e a análise dos dados até a sua visualização. Quem participa de um hackday aprende as habilidades necessárias, na prática, com os dados.
Em um hackday, definimos um tema de pesquisa e trabalhamos em equipe. Participantes menos experientes trabalham junto com alguém que já tenha habilidades mais avançadas. Incentivamos as pessoas a fazer e responder perguntas ao longo do caminho. Desenvolvemos tanto hackdays online quanto offline.

Orientação de projetos de dados por mentores de nossa comunidade

Em um projeto que envolve a exploração de dados, onde os participantes podem se envolver com uma grande variedade de ações desde a preparação de conjuntos de dados até a elaboração dos projetos finais, pode ser fundamental ter o apoio de alguém mais experiente. Muitas vezes é difícil encontrar manuais para as necessidades específicas de um projeto de dados.
Estamos com a ideia de oferecer o apoio de mentores para o desenvolvimento de projetos de dados. Eles orientarão em questões e problemas que possam ocorrer durante o trabalho com os dados e as ferramentas.

Posso obter um certificado dos conhecimentos obtidos na Escola de Dados?

Um aspecto fundamental para valorizar e mostrar as competências que você adquiriu é a certificação. Trabalharemos com a nova comunidade OpenBadging para oferecer certificações e reconhecimento de sua qualificação por meio de “badges” online credenciados.

Quem está por trás da Escola de Dados?

A Escola de Dados está sendo promovida pela Open Knowledge Foundation (OKFN). Outras organizações são bem-vindas para se juntar a nós – por exemplo, já estamos trabalhando com Tactical Technology Collective para a produção de cursos voltados para quem defende os direitos humanos.

Se a sua organização tiver interesse de se envolver com Escola de Dados, por favor, entre em contato conosco pelo escoladedados [@] okfn.org
A Escola de Dados é generosamente apoiada pela Open Society Foundation, a Hewlett Foundation e a Shuttleworth Foundation. Agradecemos a todos que estão nos ajudando a construir e disseminar esse projeto.

A Escola de Dados é independente?

Sim! Nós fazemos a Escola do jeito que precisamos. Para isso, contamos com os desejos e demandas de nossa comunidade.

Vocês defendem alguma agenda política específica?

A Escola de Dados não promove uma agenda política específica.
Nós trabalhamos com dados abertos sempre que possível. No entanto, reconhecemos que uma grande quantidade de dados necessários para análises e visualizações continua fechada. Por isso, trabalhamos com os dados que estiverem disponíveis.

Qual a atitude da Escola de dados referente a software e ferramentas proprietários ou com código fechado?

A Escola de Dados adota uma abordagem “pragmática mas não fanática” referente ao trabalho com softwares de código livre.
A OKFN acredita fortemente nos princípios da comunidade open source. Quando uma ferramenta de código aberto é tão eficaz como uma alternativa fechada, ele será sempre preferida. No entanto, consideramos fundamentais a funcionalidade, usabilidade e acessibilidade das ferramentas. Portanto, ocasionalmente, recomendamos o uso de programas de código fechado, onde estes resolvem melhor as demandas de nossos educandos. Por exemplo – em muitos de nossos cursos fazemos uso de ferramentas do Google (especialmente planilhas), por elas oferecerem uma solução muito intuitiva para a colaboração online na qualificação de dados que é essencial para nosso trabalho.

Como são licenciados os materiais da Escola de Dados?

Todos os materiais da Escola de Dados são publicados sob a licença CC-BY-SA, incluindo material de colaboradores. Portanto, se você for contribuir com a Escola de Dados, por favor, verifique se você concorda com essa política e se todos os materiais que você usa são compatíveis com essa licença.

Eu tenho uma pergunta que não foi respondida aqui, o que devo fazer?

Mande um e-mail para escoladedados [@] okfn.org e vamos responder o mais rápido possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *