Estão abertas as inscrições para o primeiro Curso de Governo Aberto para lideranças em Clima, Floresta e Agricultura promovido pelo Imaflora. A Escola de Dados é parceira da iniciativa, que visa a difundir o conceito, os princípios e as práticas de Governo Aberto, aproximar organizações que atuam com o tema e mobilizar os participantes para que utilizem os instrumentos de participação, transparência e prestação de contas em suas organizações. O treinamento é gratuito e destinado principalmente a profissionais que atuam com políticas públicas florestais, agrícolas e climáticas. Interessados podem se inscrever neste link até 20 de agosto.

A Escola de Dados e a Open Knowledge Brasil ficarão responsáveis pela produção de um módulo do curso, que abordará aspectos conceituais sobre Governo Aberto, e pela tutoria dos projetos finais dos alunos. “Vamos explicar como podemos aplicar princípios de Governo Aberto, como transparência e participação, ao lidar com os desafios socioambientais. Nossa parceria com o Imaflora busca capacitar as lideranças que atuam com os temas florestais, agrícolas e climáticos para que elas fortaleçam sua incidência em políticas públicas do setor”, explicou Natália Mazotte, coordenadora da Escola de Dados.

As vagas são limitadas. Para ampliar a participação dos interessados, o Imaflora vai avaliar eventuais subsídios aos candidatos. As aulas começam em setembro, e a primeira etapa do treinamento será toda online. A segunda etapa será presencial, na sede do Imaflora, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, e a terceira vai ser voltada à elaboração de projetos que serão apresentados em dezembro de 2017, na conclusão do curso.

A iniciativa é do Imaflora, com o apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA) e também conta com a parceria das instituições Artigo 19, Agenda Pública, Observatório do Clima, Observatório do Código Florestal, Instituto Centro de Vida (ICV), Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e Fellowship OEA de Governo Aberto nas Américas.

Mais informações sobre o curso podem ser encontradas no site do Imaflora e no folder completo, disponível aqui.