A Escola de Dados da Open Knowledge Brasil realiza, este ano, a segunda edição regional da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda Amazônia. O evento ocorre nos dias 31/08 e 01/09 em Belém, no Pará, e no dia 02/09 na Ilha de Marajó, e conta com uma chamada pública de atividades que priorizará propostas de residentes da região da Amazônia Legal.

Serão aproximadamente 40 horas de atividades com o objetivo de promover avanços na utilização estratégica dos dados por comunicadores e agentes públicos da região Norte, além de criar um espaço para reflexão sobre temas urgentes como desinformação e políticas públicas orientadas a dados e evidências.

O encontro é voltado a jornalistas, pesquisadores e organizações da sociedade civil e visa potencializar e qualificar ainda mais a cobertura de temas socioambientais. A partir do formulário da chamada de atividades – válido apenas para a parte da programação em Belém –, é possível propor os seguintes tipos de apresentação:

• Lightning talk (palestra curta de até 10 minutos para apresentação de projetos e experiências);
• Workshop (duração de 1h30): atividade mão na massa que ensina como usar determinada metodologia e/ou ferramenta. Priorizamos tecnologias e linguagens de programação abertas;
• Palestra (duração de 1h30): atividade expositiva sobre investigações ambientais guiadas por dados e/ou serviço ou ferramenta;
• Minicurso (duração de até 5h);
• Painel (duração de no máximo 1h30): com até três convidados para discutir um tema central ligado à área de dados;
• Roda de discussão (duração de 1h30): um facilitador propõe uma temática com um problema – ligado ao ecossistema de dados ou uso de tecnologias – a ser resolvido. Todos os participantes compartilham soluções ou suas reflexões sobre o tema.

A organização avalia a possibilidade de custear parcial ou integralmente a ida de algumas pessoas selecionadas. Por isso, as pessoas candidatas também devem fornecer informações sobre os custos com o transporte até o evento.

Além das apresentações, você também pode sugerir nomes ou temas que gostaria de ver na conferência. A programação ficará disponível em breve, no site do Coda Amazônia 2023.

Confira a programação da primeira edição para conhecer mais sobre os tipos de atividade e temas abordados no evento.

ORGANIZAÇÃO
O evento será realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e conta com o patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A Fundação Escola Bosque (Funbosque), o Observatório do Marajó, o Wiki Movimento Brasil, a Faculdade de Comunicação da UFPA e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA são parceiros de realização do evento.

SOBRE A OKBR
A Open Knowledge Brasil (OKBR), também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre, é o capítulo da Open Knowledge Internacional no Brasil. Ela é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, que atua formalmente desde setembro de 2013, fomentando projetos de tecnologia, código aberto, inovação cívica e transparência. Por meio de seu programa educacional, a Escola de Dados, a OKBR realiza anualmente, desde 2016, o Coda.Br, o maior evento da América Latina sobre jornalismo de dados e métodos digitais.