* Por Ernesto Farias, economista, Coordenador do Qedu

O QEdu é um portal que busca disponibilizar as informações educacionais de forma clara e de modo que ajude na tomada de decisões. Ele foca, principalmente, nos resultados de aprendizado obtidos a partir da Prova Brasil, embora explore também os questionários contextuais aplicados conjuntamente com a avaliação e dados do Censo Escolar, que servem para contextualizar os resultados obtidos por escolas e redes.

A ideia do QEdu nasceu com o Alexandre Oliveira e com o Ricardo Fritsche, fundadores da Meritt Educacional, uma empresa de tecnologia com foco em educação. Eles apresentaram a ideia para diversas organizações, uma delas foi a Fundação Lemann. A Fundação Lemann se interessou e aceitou fazer o projeto junto com a Meritt. Quando o projeto foi aprovado eu já tinha uma relação próxima com as duas organizações, e coincidiu com o convite de trabalhar como coordenador de projetos na Fundação Lemann, sendo que um dos projetos que coordenaria seria o QEdu, ou o até então chamado Portal Prova Brasil.

O portal busca mostrar a importância de resultados equitativos e do olhar para a educação como direito. Por isso, incorporamos dados de nível socioeconômico e há uma ferramenta como o Explore, que ajuda para que resultados mais micro não fiquem invisíveis. Por isso o foco sobre os percentuais de alunos com aprendizado adequado, que ilustram quantos alunos estão tendo o seu direito ao aprendizado atendido.

Um gestor estadual ou municipal não pode se preocupar em conseguir um bom resultado apenas para o conjunto total de escolas e alunos, é importante que ele busque oferecer condições para todas as escolas e faça ações pensando em todos os alunos. Aliás, como diz o professor Chico Soares, são necessárias ações para todos e para cada um dos alunos. Isto é, ações de âmbito global assim como ações mais personalizadas, para que todos os alunos tenham atendido o direito a uma educação de qualidade.

Uma dificuldade que tivemos no desenvolvimento do portal está relacionada a poucas definições do Inep sobre o que representam os resultados da Prova Brasil. O Inep/MEC não estabelece o que é um resultado adequado, e os descritores da Prova Brasil são muito amplos. Queríamos que o QEdu desse mais elementos para nortear o trabalho das escolas, e esse é um desafio ainda presente. Em relação ao não estabelecimento do que é adequado pelo MEC, tivemos que optar pela definição do “Todos Pela Educação”, e conversar com muitos especialistas sobre a apresentação dos dados. Aliás, durante a sua elaboração, o portal foi apresentado para diversos grupos, passando por pesquisadores, gestores, jornalistas, pais, professores e pessoas que trabalham com transparência e dados abertos. Diversos testes de usabilidade foram gravados e analisados para a construção de melhorias.

Tínhamos uma decisão difícil a tomar que era estabelecer o público-alvo do portal, pois o acesso às informações educacionais interessa diversos atores, desde professores, passando por políticos até pais. Após algumas discussões, vimos que o portal seria mais apropriado para jornalistas e gestores, embora ainda houvesse muitas dúvidas. Diante da aparente diversidade de público, pensamos que o portal deveria ter espaços com conteúdos mais básicos e espaços com conteúdos mais complexos. A partir dessa constatação, a Meritt nos apresentou a proposta de abas, sendo a primeira uma aba bem simples, em que são apresentados apenas os percentuais dos alunos com aprendizado adequado.

A importância de disseminarmos o QEdu para gestores que precisam de informações educacionais para as tomadas de decisão, e a sabida dificuldade de muitos gestores educacionais de lidar com os números, fez com que com o projeto eu me cobrasse mais em relação a clareza e didáticas necessárias para se apresentar dados educacionais.

O grande mérito da usabilidade do QEdu e de desenho são da Meritt. O meu trabalho coordenando o projeto pela fundação é auxiliar numa disposição adequada dos dados, no tipo de comparação que o site poderia estimular e nos indicadores que seriam apresentados. O QEdu não é apenas uma plataforma de disponibilização de dados, mas sim busca se consolidar como uma importante ferramenta de gestão e de utilidade pública. Acredito que parcialmente já cumprimos o objetivo, mas ainda há muito a se caminhar, e para os próximos anos estamos investindo em melhorias para cumprir esse objetivo plenamente, garantindo uma contribuição efetiva do uso de dados na educação.