Eles ainda não sabem, mas já são programadores

Sem perceber. Foi assim que a maior parte dos integrantes do primeiro grupo de estudos da Escola de Dados escreveu sua primeira linha de código. Um simples comando que dizia ao computador fazer uma adição ou outro que imprimia uma mensagem na tela. “Vocês já estão programando!”, dizia este que vos escreve. “Mas não é possível!”, respondiam incrédulos nossos neófitos. O que eles não sabiam até então é que o simples comando, de simples, não tinha nada. Eles já estavam conversando com o computador.

Devagarinho a sala foi se enchendo. Às 9h55, a primeira a chegar logo se prontificou a fazer um cafezinho. Comes e bebes à mesa, slides de monitoria projetados na tela. Tudo pronto. Em pouco tempo, a sala de reuniões da sede do portal Papo de Homem, em São Paulo, estava tomada pelo grupo de estudos da Escola de Dados. Ao todo, nove pessoas se reuniram para trocar ideias e dúvidas sobre os primeiros passos adentro do mundo da computação.

A primeira reunião foi sensacional. Apesar de algumas pessoas não terem tido tempo para terminar todas as aulas e exercícios em casa, o nível de engajamento e participação foi intenso. Começamos com uma passada rápida pelos slides apresentados durante as aulas. Em paralelo, fomos contornando as dúvidas e introduzindo conceitos importantes para quem está começando a programar.

A primeira semana do curso de Introdução à Computação e Programação usando Python, do MIT, descreve como os computadores recebem instruções e as processam em seu nível mais elementar. É a partir desses conceitos que se dá toda a fundamentação para uma mudança de modelo mental, um que consiga transformar problemas reais em problemas que o computador consegue resolver. A primeira semana também apresenta elementos básicos das linguagens de programação. Eles serão úteis para trabalharmos lógica e algoritmo, duas ferramentas importantíssimas para conversarmos com os computadores.

Criamos também um caderno de anotações colaborativo, para que qualquer um possa incluir links e dicas que for encontrando no meio do caminho.

O próximo encontro será na segunda-feira! Acompanhe a movimentação do grupo em nossa comunidade online.

Se você deseja participar, inscreva-se no curso do MIT e apresente-se em nosso fórum! Ainda dá tempo!

Confira outras fotos do encontro: