Este tutorial é uma livre adaptação para o português do texto Advanced Search Operators, escrito por Daniel M. Russell, que reúne em único lugar todos operadores avançados de busca do Google documentados. O texto foi traduzido por Adriano Belisário em 2019, no contexto do curso online realizado pelo Knight Center, sendo adaptado e atualizado em maio de 2020. 

As buscas mencionadas aparecem entre colchetes, mas você não precisa utilizá-los ao realizar a busca, apenas o texto que se encontra dentro deles.

Por exemplo: [ COVID site:nytimes.com ] 

A consulta busca o termo “COVID” no site do New York Times.

Repare que alguns operadores possuem mais de uma versão e muitos deles podem ser usados em conjunto.

Por exemplo: [ allinanchor:melhor restaurante Amazonas ] irá buscar apenas páginas nas quais há links com textos de âncora contendo todos os termos depois do operador, ou seja, as palavras “melhor”, “restaurante” e “Amazonas”. Logo, ao utilizar este operador “allinanchor”, sua consulta não deve utilizar nenhum outro operador de busca.

Por contraste, o operador “inachor” busca apenas o termo seguinte. A busca [ inanchor:vendas ofertas 2019 ] irá buscar apenas a palavra “vendas” no texto de âncora.

A mesma lógica é válida para todos os demais operadores com prefixo “all”. 

allinanchor:
inanchor:
O Google restringe a busca a páginas contendo os termos no texto de âncora em algum link. O texto de âncora é o texto que aparece em um link que redireciona a outra página ou seção.
allintext: / intext: Retornar resultados que contenham apenas os termos especificados no corpo do texto das páginas. 
allintitle: / intitle: Retornar resultados que contenham apenas os termos especificados no título da página. Por exemplo:

[ allintitle: relações públicas ] busca apenas títulos que contenha a palavra “relações” e “públicas”. O “intitle” busca apenas pelo próximo termo no título.

allinurl: / inurl: Restringe os resultados àqueles contendo os termos especificados na URL do site. Por exemplo: [ allinurl:google faq ] irá retornar apenas documentos que possuem a palavra “google” e “faq” na URL, por exemplo “www.google.com/help/faq.html”.
palavra1  AROUND  n  palavra2 Limita os resultados àqueles documentos onde a palavra1 aparece a um certo número de palavras (n) de uma palavra 2. Por exemplo:

[ motor AROUND 3 busca]

Retornaria apenas documentos com a palavra “busca” a até 3 palavras de distância de “busca”. Isso é útil particularmente na busca por palavras comuns que são relevantes para sua busca apenas quando estão próximas. A ordem não importa: a consulta iria buscar “motor de busca”, tanto como “busca de motor”

before: Permite buscar resultados publicados antes de uma determinada data. A data é especificada no formato YYYY-MM-DD. Se você especificar apenas, será levado em consideração o primeiro dia do ano.
define Retorna uma definição do termo buscado.
filetype:sufixo Limita resultados a arquivos que terminem com o sufixo determinado, em geral, a extensão que é indicada pelas letras após o último ponto no nome dos arquivos.

[relatório orçamentário filetype: pdf]

Esta consulta retornaria documentos com extensão “PDF” contendo as palavras “relatório” e “orçamentário”.

* Considera qualquer palavra possível para aquela posição. O asterisco é um caractere “coringa” para qualquer termo desconhecido. Ele funciona apenas para palavras inteiras

[ Obama assinou a lei * em * ]

Iria buscar lei diversas assinadas pelo Obama em algum determinado ano ou lugar, por exemplo.

–  Sinal de menos antes de uma palavra indica que você não quer resultados que a contenham.O sinal de menos deve aparecer imediatamente antes da palavra e ser precedido de um espaço. Por exemplo:

[anti-virus software]

Neste caso, o sinal de menos funciona hífen pois não há espaço antes dele. 

[ anti-virus -software ]

Já neste caso retornaríamos resultados com a palavra “anti-virus, mas sem a palavra “software”. Para excluir várias palavras utlize o sinal de menos várias vezes. Por exemplo:

[ jaguar -carro -futebol ] 

Ele também pode ser usado em combinação com outros operadores. A consulta abaixo excluiria sites em domínios do governo brasileiro.

[ política pública -site:gov.br ]

.. Dois pontos indicam um intervalo numérico: resultados que contenham números entre um valor mínimo e máximo estabelecidos. 

[ Willie Mays 1950 1960 ]

Você também pode especificar uma unidade de medida ou indicador do que o número representa. Por exemplo:

 [ computador R$1000..R$2000 ]

OR O operador boleano OU determina alterantivas para serem usadas como sinônimo na busca. Lembre-se sempre de usar o “OR” em maiúsucla.

[ mesotelioma OR “doença pulmonar” tratamento] 

Buscaria documentos contendo necessariamente a palavra “tratamento” e uma das seguintes palavras: “mesotelioma” ou a expressão “doença pulmonar”. Esta operação também pode ser usada em conjunto com outras, por exemplo incluindo um OR dentro de uma expressão entre aspas.

“…” Considerar apenas a frase exata na busca, sem qualquer alteração na ordem. 

[ “Alexander Bell” ]

A consulta acima não retornaria resultados com “Alexander Graham Bell” por exemplo.

[ “Alexander * Bell” ]

Por outro lado, esta retornaria tanto “Alexander le Bell”, como “Alexander Graham Bell” ou “Alexander G. Bell”.

Também serve para buscar exatamente uma palavra. O Google usa sinônimos automaticamente, entendo “ca history” como uma consulta sobre a história da Califórnia, por exemplo. Se você não precisar disso, coloque a palavra entre aspas. Você pode incluir aspas duplas dentro de outras aspas duplas também.

site:

Busca apenas nos sites ou domínios especificados.

[ pinguins site:aq ] 

A busca irá por páginas sobre pinguins em sites hospedados com o domínio da Antártica

related: Uma busca usando este operador e uma URL lista páginas similares àquela indicada. Cuidado: este operador está em processo de ser descontinuado.

Algumas dicas finais

Hoje em dia, com exceção de alguns poucos símbolos ( $ %  # ) que são caracteres especiais, quase todos caracteres especiais podem ser buscados. Você pode buscar por ∞ 

Ou ainda 

     [ I ❤  NY ] 

     [ tamanho  7½ ]  

Se você não colocar aspas, repare que o Google irá encarar ½ como sinônimo de 0.5. 

O sinal de mais também pode ser usado. Agora, você pode buscar termos que terminem com ele, por exemplo:

      [ G+ ] 

      [ C++ ] 

      [ 40+ ] 

Ao contrário de outras expressões ou linguagens, os parênteses não importam para o Google na hora da busca

  [ (A B ) OR (C D) ] 

A consulta acima é o mesmo que  [ A B OR C D ] 

Ou seja, a letra A e D, com uma das duas letras especificadas (B ou C). Por outro lado, a ordem das palavras importam, sim.

One thought on “Operadores de busca avançada”

  1. João Neves disse:

    Ótimas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.