* Atualização 07/03: a lista de público-alvo do curso foi ampliada, para incluir também profissionais de organizações que atuam na defesa de direitos

Estão abertas as inscrições para um novo curso de curta duração sobre inteligência com fontes abertas (Open Source Intelligence ou OSINT), um conjunto de técnicas e metodologias para a realização de investigações digitais. No treinamento intensivo de duas semanas, entre 2 e 18 de maio, jornalistas, ativistas e organizações da sociedade civil vão conhecer as principais ferramentas e abordagens para incorporarem as práticas de OSINT no seu trabalho.

As vagas do curso são limitadas e serão reservadas de forma contínua, por ordem de inscrição. As pessoas interessadas deverão se inscrever por meio do formulário abaixo e, caso sejam selecionadas, terão a matrícula efetivada após o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 280. Participantes do programa de membresia da Escola de Dados têm 20% de desconto neste e em outros treinamentos.

ACESSE O FORMULÁRIO

O curso será oferecido exclusivamente para jornalistas, ativistas e profissionais atuantes em organizações da sociedade civil e/ou de organizações que atuem na defesa de direitos. A seleção será realizada pela equipe da Escola de Dados, levando em consideração a adequação ao perfil, critérios de diversidade e potencial de aplicação do conhecimento obtido. Não haverá chamada pública para bolsas de gratuidade. As vagas gratuitas disponíveis serão oferecidas diretamente a organizações parceiras da Escola de Dados.

Os treinamentos serão conduzidos por uma equipe com ampla experiência e atuação na área. O trio de instrutores é formado por Adriano Belisario, coordenador da Escola de Dados, que pesquisa e utiliza open source intelligence (OSINT) em reportagens e investigações de violações de direitos humanos, disponíveis no site Documental.xyz; Eduardo Goulart, editor de Brasil no Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), e Luiza Bandeira, pesquisadora associada do DFRLab (Digital Forensics Research Lab).

Além de conhecer casos de investigações feitas a partir das técnicas de OSINT, as pessoas participantes vão ter acesso às principais fontes de informação e catálogos de ferramentas da área. Técnicas de busca avançada na web e acesso às principais fontes de dados para investigações com técnicas de OSINT no contexto brasileiro também são alguns dos módulos do curso, que também vai ensinar como conduzir investigações nas principais redes sociais em uso no Brasil e como utilizar recursos e ferramentas para investigações visuais, aplicando técnicas de geolocalização e cronolocalização.

Serão 12 horas de aula ao vivo e cerca de 6 horas de atividades complementares e exercícios práticos, totalizando 18 horas de carga horária total, com direito a certificação mediante o cumprimento dos pré-requisitos da atividade. As aulas ocorrerão ao vivo às segundas e quartas, nos dias 2/5, 4/5, 9/5, 11/5,16/5 e 18/5, das 19 às 21 horas. As gravações ficarão disponíveis para consulta posterior das pessoas matriculadas em nossa plataforma.