No próximo dia 29/09 (quarta-feira), às 18h, teremos um webinar do Querido Diário com o pesquisador André Assumpção, exclusivo para participantes do nosso programa de membresia, do curso Python para Inovação Cívica e  da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. A atividade será moderada pela jornalista Ariane Alves.

O webinar irá mostrar como projetos de inovação cívica podem utilizar técnicas de inteligência artificial para trabalhar com dados de interesse público. Além de um panorama das possibilidades desta área, veremos também os planos futuros do Querido Diário para implementar tecnologias deste tipo, como a análise dos conteúdos do Diário Oficial com métodos de processamento de linguagem natural (NLP).

O Querido Diário é um projeto do Programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. A iniciativa usa tecnologia para libertar o conteúdos dos diários oficiais dos municípios brasileiros e aproximar os cidadãos das ações de seus governantes.

Além de acesso a este e outros webinars exclusivos, participantes do programa de membresia da Escola de Dados também garantem acesso completo à VI Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, maior evento da área na América Latina, e a diversos outros benefícios. Se você ainda não faz parte, junte-se a nós.

Participantes do webinar

André Assumpção é doutor em políticas públicas pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC Chapel Hill) com estágio de pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade Harvard. Atualmente, é pesquisador sênior do Centro de Justiça Criminal na Escola de Governo na UNC Chapel Hill e é consultor de pesquisa / análise de dados em várias organizações no Brasil (ABJ, OKBR, Abraji, Neuralmind AI). Possui cerca de 10 anos de experiência em pesquisa quantitativa de políticas públicas, tendo trabalhado na Brookings Institution, no Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e no Centro de Pesquisa em Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV.

Ariane Alves é jornalista formada pela ECA-USP, atualmente cursando pós-graduação em Ciência de Dados e Big Data na PUC Minas Virtual. Já integrou a equipe da Coordenadoria de Promoção de Integridade da Controladoria Geral do Município, em São Paulo, como estagiária de Comunicação e Design. Também foi assessora de conteúdo na Campanha Nacional pelo Direito à Educação e repórter de tecnologia nos sites EXAME.com e Olhar Digital. Hoje integra a equipe de Inovação Cívica da Open Knowledge como analista de dados e comunicação digital.