Em março, iremos realizar 2 webinars inéditos. As pessoas que integram de nosso programa de membresia poderão participar ao vivo e, após a realização, os vídeos ficarão disponíveis em nosso canal do YouTube. O primeiro webinar abordará a criação de mapas online e o segundo será sobre raspagem de dados.

No dia 10/03*, das 19h às 20h30, Thiago Santos vai contar um pouco mais sobre como se apaixonou por mapas trabalhando com dados abertos do IBGE, apresentar as ferramentas da Mapbox e trocar ideias sobre dados abertos. Thiago Santos é um engenheiro de software de Minas Gerais que trabalha há 6 anos na Mapbox, onde é responsável pelos mapas em aplicativos de celulares e nos painéis dos carros.

Já no dia 31/03, no mesmo horário, Guilherme Felitti, da Novelo Data, vai mostrar como podemos descobrir APIs escondidas para facilitar a raspagem de dados. Neste caso, é recomendável que os participantes tenham conhecimentos básicos em Python, para melhor proveito. A conversa mostrará como criar robôs que tabulam os dados raspados, inclusive em sites com conteúdos dinâmicos. Após 13 anos cobrindo negócios e tecnologia na imprensa, Guilherme Felitti abriu a Novelo Data, um estúdio de data analytics, para trabalhar com grandes volumes de dados. Os dados tabulados e analisados pela Novelo Data já foram usados em reportagens no Jornal Nacional, O Globo, BBC, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e outros.

O link para participar das atividades será compartilhado no próximo Boletim de Dados, que será enviado no final de fevereiro. Para participar, junte-se ao nosso programa de membresia.

*Originalmente marcada para o dia 07/03, a atividade teve que ser adiada.