Conteúdo do curso
Certificação
Informações para a emissão de certificados.
0/1
Módulo 1: Introdução ao uso de dados educacionais
O primeiro módulo traz uma apresentação do curso e o framework de concepção de dados e políticas públicas na área de educação, com foco especial nos desafios da administração pública municipal e estadual no Brasil. Será oferecido ainda um panorama das principais fontes de dados e referenciais metodológicos da área, de forma a consolidar uma visão pragmática e crítica sobre o uso de dados e indicadores.
0/13
Módulo 2: Desigualdade e análise de dados educacionais
O módulo seguinte traz atividades práticas envolvendo a análise de dados educacionais em formatos tabulares, com foco em especial nos desafios envolvendo a redução das desigualdades sociais e a garantia de direitos. Os exercícios serão feitos utilizando fontes de dados abertos e as soluções QEdu. Nas atividades práticas, serão utilizados softwares livres ou gratuitos e plataformas na web.
0/11
Módulo 3: Análise e visualização de dados educacionais
O terceiro módulo apresenta uma introdução à análise georreferenciada de dados educacionais, voltada aos objetivos do curso. Serão exploradas ferramentas para trabalhar com geodados e como estes podem auxiliar a identificar padrões territoriais, que são invisíveis no formato de dados tabulares. Também serão exploradas boas práticas para manejo e visualizações de dados educacionais, utilizando recursos visuais, como gráficos, tabelas e outros.
0/11
Ciclo de especialização em gestão
Este ciclo estuda a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas educacionais guiadas por evidências e dados, incluindo boas práticas de transparência ativa, avaliação do impacto da pandemia na educação local e metodologias para estímulo do ecossistema de dados abertos, envolvendo diversos setores da sociedade. Os conteúdos serão focados em dois aspectos: produção de dados por gestores públicos e utilização de dados pelos diferentes atores da comunidade escolar.
0/3
Ciclo de especialização técnico
Este ciclo irá aprofundar no estudo das ferramentas e conceitos para análise de dados, conhecendo soluções e resolvendo desafios práticos envolvendo softwares e ferramentas gratuitas ou de código aberto. Aqui o foco estará em processos estruturais da publicação de dados, em especial nas etapas de ETL e validação.
0/4
Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública – edição aberta
Sobre a aula

Análise de desigualdades

O desafio dessa semana consiste em construir uma tabela comparativa com auxílio do QEdu (sobretudo QEdu Gestão). Busque dados longitudinais (ao longo do tempo) de proficiência do 5º ano do Ensino Fundamental de sua rede e, considerando os níveis QEdu (abaixo do básico, básico, adequado e avançado), elabore uma breve análise comparativa, com foco nas desigualdades.

Arquivos de exercícios
Nenhum anexo encontrado
Nenhum anexo encontrado