Curso
O curso irá fornecer uma introdução à programação com a linguagem Python aplicada a projetos reais envolvendo dados e inovação cívica, com impacto social. A formação é resultado de uma colaboração entre a Escola de Dados – programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR) – e o eixo de Inovação Cívica da OKBR, responsável por iniciativas como a Operação Serenata de Amor e o Querido Diário.
Neste curso, além de aprender a analisar e a “raspar” dados usando Python, as pessoas participantes vão descobrir como funcionam projetos de inovação cívica reais e como elas podem colaborar com o ecossistema de softwares de código aberto, realizando desafios práticos com dados abertos brasileiros.
Construir um raspador web simples, para coletar dados públicos, e compartilhar o código desse programa com outras pessoas.
Realizar análises de dados básicas usando Python.
Reconhecer iniciativas e oportunidades de usar programação aplicada a projetos e com impacto social.
Compreender o funcionamento geral de projetos de inovação cívica com tecnologias abertas e formas de colaboração online.
Pessoas interessadas em aprender programação e análise de dados
Programadores iniciantes que querem descobrir o universo da colaboração open source
Estudantes e pesquisadores acadêmicos
É recomendável que as pessoas participantes se sintam confortáveis com a leitura de textos em inglês (para consulta à documentação das ferramentas) e tenham familiaridade com o uso de computadores e da Internet. Todo o material do curso e as aulas serão oferecidos em português.
O valor do curso é R$300.
Participantes do nosso programa de membresia possuem 20% de desconto nesta e em outras atividades da Escola de Dados. Embaixadoras e embaixadores da OKBR também têm direito a 20% de desconto nesta atividade.
Caso tenha interesse em contratar a formação para um grupo de pessoas, entre em contato via escoladedados@ok.org.br. Aceitamos pagamento por nota de empenho e fornecemos toda a documentação necessária para contratação por órgão público.
O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio dos seguintes modos:
Aulas ao vivo: aulas ao vivo no Zoom de 1h30 nas terças-feiras, com a equipe de instrutores principais para consolidação dos conteúdos da semana e esclarecimentos. São disponibilizadas na plataforma para acesso posterior;
Exercícios ao vivo: sessões semanais de 1h30 nas quintas-feiras, no Zoom, para colocar a mão na massa com atividades práticas, auxiliar a resolução de exercícios e fornecer orientações sobre dúvidas e projetos individuais;
Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 7 minutos cada, totalizando 1 hora semanal, em média.
Coding Dojo: No encerramento haverá uma atividade interativa durante 4h para resolução em grupo de um desafio usando as habilidades aprendidas no curso.
A equipe do curso estará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas a qualquer momento, por meio de um chat online.
Serão realizadas avaliações semanais, por meio de quizzes disponíveis em cada módulo. As pessoas que obtiverem pelo menos 70% de acerto em todas avaliações receberão o certificado de participação no curso.
As avaliações precisam ser preenchidas até 13/11. Os certificados de conclusão de curso serão emitidos até o dia 18/11. Instituições públicas que contratarem o curso podem solicitar o envio dos certificados em outra data, a ser acordada entre ambas as partes.
Analista de dados especializada em abertura de dados governamentais. Entusiasta nos temas de dados abertos, código aberto e comunidades autogestinadas. Embaixadora do programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Líder do projeto de implantação do CKAN no Portal de Dados Abertos da UFPE. Especialista em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina pela PUC Minas Gerais.
Fundadora da InspirAda na Computação, desenvolvedora de software na Urbano Vitalino Advogados e graduanda em Licenciatura em Computação. Participou da fundação do Women Who Code – Recife e da PyLadies Recife.
Engenheira de Software na Vinta, desenvolvedora em Python e apaixonada por projetos de impacto social. Fundadora da PyLadies no Brasil.
Engenheira de dados na Jusbrasil, Cientista da Computação pela UFRPE, membra do PyLadies Recife, embaixadora de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasile, foi co-Embaixadora do Women in Data Science Recife (WiDS Recife) nas edições de 2020 e 2021.
Coordenador do programa de Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, especialista em raspagem de dados e colaborador do projeto Querido Diário.
Acesso imediato as aulas on demand
Acesso a aulas ao vivo
Orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes
Instrutores com altissima qualificação
Dúvidas sobre o curso?
e-mail@escoladedados.com
*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail (escoladedados@ok.org.br) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.