Jamille Santn27112019_PF_ESCOLADEDADOS_CODABR19_23.11.2019_333
27 ago: Jornalismo de dados regional é aposta para transformar realidades

Desenvolver pautas regionais baseadas em dados é extremamente desafiador. Mas, estas reportagens podem transformar realidades. É por isso que a Escola de Dados lançou o curso Jornalismo de Dados para Coberturas Locais.

boletim
27 abr: #07 Projeções do jornalismo de dados para o ano de 2020

Destacamos neste boletim de dados projeções do jornalismo de dados para o ano de 2020. E também mostramos os vencedores de um dos maiores prêmios de visualização de dados do mundo, um tutorial sobre busca reversa de imagens na Internet, e outras novidades sobre trabalhos notáveis no jornalismo de dados mundial no ano, teste de inteligência dos algoritmos de computação visual e um catálogo mundial que reúne projetos que buscam melhorar a qualidade da informação.

boletim
27 abr: #06 Quarta edição do CODA.BR e guias para o trabalho com jornalismo de dados

Novembro foi o mês da quarta edição da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, em nosso boletim compartilhamos a documentação que produzimos durante o Coda.Br 2019. E também mostramos dois guias relevantes para quem trabalha com jornalismo de dados, algumas referências de trabalhos realizados na área de inteligência com dados e fontes abertas, algumas ações de Inovação Cívica da Open Knowledge no Brasil, e outras novidades sobre práticas em desenvolvimento de softwares para ciência de dados, conceitos importantes sobre causalidade e vieses e um diretório que que concilia os códigos de municípios em diferentes órgãos, como o IBGE, Receita Federal e Tesouro Nacional.

boletim
27 abr: #05 Jornalismo de dados colaborativo, história dos dados e desinformação

No boletim do mês de outubro destacamos o guia para jornalismo de dados colaborativo da Propublica, traduzido por Natália Mazotte, que dá o passo a passo para realizar projetos a várias mãos ou organizações. E também mostramos um ensaio sobre as transformações no uso de dados nos últimos 150 anos, um guia que que propõe uma escala para diferentes tipos de conteúdos enganosos, e outras novidades sobre inteligência artificial, dados e gênero, jornalismo investigativo e um mapeamento de iniciativas de jornalismo de dados no Brasil.

boletim
27 abr: #04 Comunicando incertezas, Panorama da LAI e dicas

Em setembro, uma confusão de Donald Trump com mapas e a área de devastação de um furacão foi o assunto de destaque em nosso boletim de dados mensal. O assunto gerou uma polêmica sobre alteração de dados oficiais para fins políticos. E também mostramos uma investigação sobre como a indústria da da multa afeta a comunidade negra e de baixa renda em Chicago (EUA), e outras novidades sobre os avanços do jornalismo de dados no Brasil e em Portugal, o lançamento do painel de monitoramento da aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), e o compartilhamento de materiais de ensino sobre R.