SOBRE NÓS

EQUIPE

Quem faz parte do dia a dia da Escola de Dados e quem ministra aulas em nossos cursos e atividades

EQUIPE EXECUTIVA

Fernanda Campagnucci

É diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação, foi integrante da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de SP, onde desenvolveu projetos de transparência e integridade pública desde 2013. Coordenou o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. É fellow de governo aberto da OEA e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute, de Londres.

Jamile Santana

Coordenadora da Escola de Dados e jornalista. Atua na área de Dados e Transparência. É pós-graduanda em Jornalismo de Dados e Automação pelo Insper e fundadora do Painel Jornalismo de Dados, projeto independente que engaja cidadãos e jornalistas em técnicas de apuração e transparência guiada por dados. Foi gerente de Jornalismo na ÉNois Laboratório de Jornalismo e é representante em Mogi das Cruzes do projeto Gastos Abertos e Embaixadoras da Open Knowledge Brasil.

Murilo Machado

Diretor de Operações da Open Knowledge Brasil, é jornalista e Mestre em Ciências Humanas e Sociais. Foi um dos coordenadores do WiFi Livre SP, da Prefeitura de São Paulo, e também atuou na Controladoria Geral do Município, na implementação de políticas de transparência, abertura de dados e integridade. É pesquisador do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da UFABC e autor do livro “Anonymous Brasil: poder e resistência na sociedade de controle”.

Anicely Santos

Assistente Pedagógico na Escola de Dados. Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduanda em Ciência de Dados e Analytics (UPE). Trabalhou na prefeitura do Ipojuca como analista de dados no programa Mãe Coruja, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como modelo de Gestão de Política Pública.

Isis Reis

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou na comunicação do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), produzindo conteúdo digital, traduções e visualizações de dados para diversos projetos da instituição. Atualmente, trabalha na Open Knowledge Brasil, lidando com curadoria de conteúdo, mídias sociais e a comunicação da Escola de Dados Brasil.

CONSELHO

Álvaro Justen

Um dos primeiros instrutores da Escola de Dados, é programador e professor, ativista de software livre e fundador do portal de dados abertos acessíveis Brasil.IO.

Natália Mazotte

Conselheira deliberativa da Open Knowledge Brasil, co-fundadora da Escola de Dados e da Gênero e Número, atua com métodos digitais e dados abertos.

Juan Torres

Conselheiro fiscal da Open Knowledge Brasil, é editor de Inovação do Correio e foi fellow ICFJ em programa de Empreendedorismo para a América Latina.

REDE DE PESSOAS TREINADORAS

As seguintes pessoas já foram ou são instrutoras em cursos ou oficinas realizados pela Escola de Dados.

Alice Adativa

Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais.

Ana Carolina da Hora

Estuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da Hora e Ogunhe.

Ana Carolina Moreno

Jornalista sênior na TV Globo e pós-graduada pela Universidade da Coruña (Espanha).

Bernardo Loureiro

Urbanista e programador, especializado em mapeamento, análise e visualização de dados. É criador do laboratório Medida SP.

Bruna Wundervald

Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Universidade de Maynooth (Irlanda).

Cecília do Lago

jornalista de dados, atualmente é produtora na CNN Brasil, onde produz dados, levantamentos e reportagens.

Diego Xavier

Um dos primeiros instrutores da Escola de Dados, é programador e professor, ativista de software livre e fundador do portal de dados abertos acessíveis Brasil.IO.

Fernando Barbalho

Conselheira deliberativa da Open Knowledge Brasil, co-fundadora da Escola de Dados e da Gênero e Número, atua com métodos digitais e dados abertos.

Haydee Svab

Conselheiro fiscal da Open Knowledge Brasil, é editor de Inovação do Correio e foi fellow ICFJ em programa de Empreendedorismo para a América Latina.

Leandro Bispo

Arquiteto de soluções de big data e analytics na Globo, com experiência em projetos de dados (especialmente públicos).

Marcelo Soares

Jornalista, professor, estrategista de audiência, fã de Deep Purple (sim). Fundador da Lagom Data.

Maria Vitória Ramos

Jornalista e co-fundadora e diretora da agência Fiquem Sabendo, especializada na Lei de Acesso à Informação.

Miriam Wimmer

Doutora em Políticas de Comunicação e Cultura pela UnB, servidora pública federal e professora no IDP.

Mônica de Avelar

Engenheira cartográfica, doutora em Saúde Coletiva e coordenadora do Núcleo de Geoprocessamento do Icict/Fiocruz.

Nazareno Andrade

Professor na Universidade Federal de Campina Grande, desenvolve projetos de tecnologia cívica.

Pedro Renaux

Jornalista, gerente de Comunicação Social do IBGE e editor responsável pela Agência IBGE Notícias.

Raphael Saldanha

Graduado em Geografia, especialista em Estatística, mestre em Saúde Coletiva e doutorando na Fundação Oswaldo Cruz.

Vitor Baptista

Cientista de dados na Royalty Exchange e mestre em Computação pela Universidade Federal da Paraíba.

Adriano Belisário

Jornalista, foi coordenador da Escola de Dados. Realizou investigações de violações de direitos humanos com OSINT, disponíveis no site Documental.xyz..