Veja online o Coda.Br 2020, a 5ª Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais!

Associe-se à Escola de Dados para acessar os workshops.

24
HORAS DE WORKSHOP

São 16 workshops para você ver quando quiser, em trilhas voltadas para o jornalismo de dados, métodos digitais e publicação de dados.

96
% DE APROVAÇÃO

Os workshops foram avaliados ao vivo pelos participantes, com média de 96% das avaliações entre “bom” e “excelente”.

8
APRESENTAÇÕES ABERTAS

Acesso aberto a 3 painéis, 2 keynotes, 5 lightning talks e à cerimônia de entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

A maior conferência de jornalismo de dados da América Latina na sua casa

O Coda.Br 2020 já reuniu cerca de 500 pessoas inscritas de praticamente todos os estados brasileiros e agora você também pode acompanhar o evento. A quinta Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais ocorreu entre 2 e 7 de novembro, mas todas as atividades foram gravadas e estão disponíveis para você nesta página.

O acesso aos painéis de debate, keynotes, às apresentações-relâmpago e à cerimônia de entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é disponibilizado de forma gratuita. Para acessar os workshops, associe-se ao programa de membros da Escola de Dados e receba já esta e outras vantagens.

WORKSHOPS

Jornalismo
de Dados I

Métodos
Digitais

PARTICIPE

Inscrição do tamanho do seu bolso

Para ter acesso aos vídeos do workshops, junte-se ao nosso programa de membresia.

Além de toda programação do Coda.Br 2020, você terá acesso ao ebook ‘Fluxo de trabalho com dados: do zero à prática’, 20% de desconto em nossos cursos, nossa newsletter mensal e grupos exclusivos com nossa equipe e outras pessoas participantes do programa.

A Escola de Dados é um programa sem fins lucrativos da Open Knowledge Brasil, uma organização da sociedade civil brasileira dedicada ao conhecimento aberto. Associando-se a nós, você também apoia nosso trabalho em prol da democratização dos dados no Brasil.

ACESSO COMPLETO + MEMBRESIA
R$180
Acesso à página do Coda.Br 2020, com todos os vídeos, links e documentação dos workshops do evento
Comentários em tempo real durante as atividades ao vivo
Acesso ao chat do Coda.Br 2020 para comunicação assíncrona
Ebook ‘Fluxo de trabalho com dados – Do zero à Prática’, uma publicação inédita da Escola de Dados
20% de desconto em todos os cursos da Escola de Dados
Receba mensalmente a newsletter Boletim de Dados e ganhe acesso a todas edições passadas
Participe de um canal e tenha webinars exclusivos com a Escola de Dados e pessoas convidadas
INSCRIÇÃO SIMPLES
R$40
Acesso à página do Coda.Br 2020, com todos os vídeos, links e documentação dos workshops do evento
Comentários em tempo real durante as atividades ao vivo
Acesso ao chat do Coda.Br 2020 para comunicação assíncrona
Ebook ‘Fluxo de trabalho com dados – Do zero à Prática’, uma publicação inédita da Escola de Dados
20% de desconto em todos os cursos da Escola de Dados
Receba mensalmente a newsletter Boletim de Dados e ganhe acesso a todas edições passadas
Participe de um canal e tenha webinars exclusivos com a Escola de Dados e pessoas convidadas

KEYNOTES

Gabriela de Queiroz

Dos aplicativos que usamos no dia a dia a algoritmos complexos, a tecnologia tem o potencial de ocultar, acelerar e até mesmo aprofundar a discriminação, ao mesmo tempo que parece neutra e até benevolente quando comparada às práticas racistas de uma era anterior. Gabriela de Queiroz apresenta algumas implicações da Inteligência Artificial, explorando alguns exemplos de falhas e impactos negativos.

Leia mais sobre a apresentação.

Eliot Higgins

Nos últimos 10 anos, a investigação online com fontes abertas evoluiu de um campo de investigação usado por um pequeno grupo de investigadores amadores para ser adotada por organizações de direitos humanos, jornalistas, órgãos de justiça e responsabilidade, aplicação da lei e outros campos de investigação. Eliot Higgins liderou diversos desenvolvimentos no campo, e fala de seu trabalho junto ao Bellingcat.

Leia mais sobre a apresentação.

PAINÉIS

Saúde no jornalismo e a Covid-19

Que os dados são uma dimensão fundamental do combate à pandemia do novo coronavírus já sabemos, mas quais os desafios encontrados por quem está na linha de frente destas análises? E quais as novas possibilidades do jornalismo de dados na área de saúde? O painel irá explorar urgências presentes e possibilidades futuras nesta área.

Fernanda Campagnucci (Open Knowledge Brasil) recebe Atila Iamarino (divulgador científico), Fabiola Torres (Salud con Lupa), Marcelo Gomes (Fiocruz).

Leia mais sobre o painel.

Algoritmos e Desigualdades

Em um contexto onde algoritmos e modelos de inteligência artificial ganham uma importância cada vez maior, é fundamental que o jornalismo consiga fiscalizar e monitorar esta esfera da sociedade, refletindo de maneira crítica sobre os processos tecnológicos e sociais adotados por empresas e governos. No contexto do enfrentamento às desigualdades, quais são os problemas centrais hoje neste campo? Como podemos melhorar a cobertura e investigação desta área?

Sil Bahia (Pretalab) recebe Catherine D’Ignazio (MIT/Data Feminism), Joana Varon (Coding Rights) e Nicholas Diakopoulos (Northwestern University).

Leia mais sobre o painel.

Desafios na Amazônia

Com mais de 30 milhões de pessoas e inúmeras espécies vivas, a região é um dos fronts mais importantes da mudança climática em nosso planeta e conta com diversos desafios socioambientais, cujos efeitos negativos podem ser catastróficos não apenas para as populações locais. Neste painel, iremos debater como jornalistas e pesquisadores podem cobrir e investigar temas envolvendo a Amazônia usando dados, com mais impacto.

Thiago Medaglia (Ambiental Media) recebe Katia Brasil (Amazônia Real), Nelly Luna (Ojo Público) e Toya Manchineri (COIAB).

Leia mais sobre o painel.

E MAIS:

Prêmio Cláudio Weber Abramo

Pelo segundo ano consecutivo, a Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) encerrou premiando os trabalhos que expressaram o que há de melhor na união entre tecnologia e informação, com a entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Os ganhadores deste ano foram os veículos Correio Braziliense, Época, Nexo e AzMina.

Saiba mais sobre o Prêmio.

Lightning talks

Tradição no Coda.Br, as apresentações-relâmpago trazem apresentações de projetos inovadores e inspiradores, feitos por pessoas participantes do encontro. Neste ano, foram cinco trabalhos, distintos em seus formatos e objetos de análise, mas semelhantes em um ponto crucial: transformar informações de interesse público em dados acessíveis a todos.

Leia mais sobre as lightning talks.

QUEM FEZ

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

R Consortium

Hivos

Reino dos Países Baixos

U.S Embassy and Consulate

APOIO DE MÍDIA