SOBRE A ESCOLA DE DADOS
Dados em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas

A Escola de Dados é um programa da Open Knowledge Brasil e parte de uma rede global comprometida com o avanço do uso de dados para resolver problemas reais em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas. Acreditamos que o debate bem informado e baseado em evidências pode qualificar a esfera pública, criar abertura para a diversidade de vozes, formar pontes entre importantes atores para influenciar políticas públicas e gerar mudança social.

PROBLEMAS > DADOS > MUDANÇAS

Dados que afetam diretamente a vida das pessoas estão cada vez mais acessíveis, mas muitos dos que estão mais próximos dos problemas – movimentos, jornalistas, agentes públicos – não conseguem fazer uso efetivo destes dados. Buscamos equilibrar o jogo, garantindo que estes agentes de mudança tenham conhecimento, recursos e ferramentas suficientes para participar plenamente da era da informação.

Nossa missão é aumentar a alfabetização em dados em todo o mundo, e para isso desenvolvemos capacitações, engajamos comunidades e produzimos novos recursos e metodologias de aprendizagem. Também promovemos reflexões e pesquisas sobre as implicações sociopolíticas de uma sociedade cada vez mais guiada por dados e pelo viés científico-tecnológico.

Atuamos no Brasil desde novembro de 2013 e mais de 20 mil pessoas já passaram por nossas atividades presenciais e online, como cursos e as edições da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br.

Nossas metodologias baseadas em treinamentos “mão na massa”, que partem da identificação de problemas reais, e nossa organização do fluxo de trabalho com dados (data pipeline) se tornaram referências no ensino de dados.

A continuidade das nossas ações depende do seu apoio. Não recebemos recursos recorrentes de outras organizações, nacionais ou estrangeiras, nem de empresas, governos ou partidos políticos. Para ajudar na democratização dos dados no país, junte-se ao nosso programa de membresia ou faça uma doação de qualquer valor via PIX.

Chave PIX (CNPJ):
19.131.243/0001-97
Open Knowledge Brasil

REDE GLOBAL

A Escola de Dados surgiu em 2012 no Reino Unido, como parte da Open Knowledge Internacional, com o propósito de incentivar a aplicação efetiva dos dados abertos pela sociedade civil. Os recursos e metodologias criados foram sendo adaptados por indivíduos e organizações interessados em aplicá-los em seus contextos locais, e organicamente a iniciativa começou a se constituir como uma rede. Hoje possui membros e colaboradores ativos em diversos países do mundo, incluindo Brasil, México, Espanha, Itália, França, Romênia, Hungria, Indonésia, Índia, Nigéria e África do Sul. A rede atende diversos atores da sociedade com interesse nas múltiplas aplicações de dados para o avanço democrático.

Às vezes, mesmo com a existência dos dados, a falta de conhecimento no manuseio deles acaba por afastar o profissional da pauta. A Escola de Dados surge como um “mapa do caminho” a jornalistas e outros profissionais para desmistificar o uso de dados, quaisquer dados, no dia a dia. O curso dessa semana, por exemplo, me ajudou a desenterrar uma pauta sobre saúde pública que dependia de informações que não foram repassadas por associações ou agências reguladoras. Mas sistemas criados pelo próprio governo me fornecem o que preciso. É só saber manuseá-los. E é o que estamos aprendendo.
– Eduardo Carvalho, aluno do curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”
ENTRE EM CONTATO