A Escola de Dados é o programa de alfabetização em dados da Open Knowledge Brasil (OKBR). Somos parte de uma rede global comprometida com o avanço do uso de dados para resolver problemas reais em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas. Desde nossa fundação, em 2013, mais de 30 mil pessoas participaram de nossas atividades, eventos e cursos, refletindo nosso compromisso contínuo com a promoção da cultura de dados no Brasil.
A iniciativa tem se voltado à democratização do acesso e ao uso de dados no país. Capacitamos indivíduos e organizações para que possam compreender criticamente o seu ambiente, responder perguntas importantes e se envolver em ações que gerem impacto social. Nossas metodologias práticas, baseadas na identificação de problemas reais e na organização do fluxo de trabalho com dados, são reconhecidas como referências no ensino de dados no país.
Oferecemos uma variedade de treinamentos, tanto abertos quanto sob demanda, focados no uso de ferramentas e métodos digitais para análise de dados. E desenvolvemos tutoriais, pesquisas e metodologias de aprendizagem que incentivam uma reflexão crítica sobre o uso de dados e suas implicações sociopolíticas.
Além disso, organizamos e incentivamos encontros voltados à comunidade interessada no trabalho com dados no país, como a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) e sua edição regional, o Coda Amazônia, sediado durante três edições em Belém, no Pará. Também fomos anfitriões e apoiamos a realização de diversas edições do Cerveja com Dados, encontro informal para discutir temas relacionados ao uso de dados em diversas áreas.