BOLETINS
Todas as edições de nossa newsletter exclusiva mensal estão reunidas aqui. Junte-se ao programa de membresia e faça seu login para acessar as mais recentes

#25 TikTok e uma visualização sensorial

No boletim de junho de 2021, o alto índice de preocupação com desinformação nas redes sociais, o desafio da criação de soluções em NLP com base em outros idiomas além do inglês e a participação cívica em decisões algorítmicas foram assuntos de destaque, e também outras novidades sobre a maior premiação de jornalismo de dados do mundo, deep learning e visualização de redes.

#24 Brasil vice-campeão de finalistas em prêmio global de jornalismo de dados

No Boletim de Dados do mês de maio de 2021, destacamos a lista de projetos finalistas do Sigma Awards, o debate virtual sobre deepfakes promovido pela WITNESS e outras novidades sobre capitalismo e colonialismo de dados.

#23 Algoritmos regulados, 5 erros e 7 pecados

No Boletim de Dados do mês de abril de 2021, destacamos a publicação da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, os planos para aproveitamento dos dados do Relatório de Desenvolvimento do Banco Mundial e outras novidades sobre letramento em dados.

#22 Papagaios estocásticos, wikidata e o novo manual de jornalismo de dados

No Boletim de Dados de março de 2021, destacamos o lançamento da nova edição do guia de jornalismo de dados, os desafios envolvendo as tecnologias de inteligência artificial, e outras novidades sobre os dados da maior enciclopédia colaborativa do mundo e a “terceira onda dos dados abertos”.

#21 Vacinas, transparência DIY e nosso curso gratuito

A disponibilização dos microdados da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, dicas para quem quer monitorar a transparência de seu município e uma visualização sobre a análise de riscos climáticos em cada país foram os destaques do Boletim de Dados de fevereiro.

#20 Vazamentos, redes sociais descentralizadas e meio ambiente

O primeiro Boletim de Dados de 2021 destaca o maior vazamento de dados da história do Brasil, a polêmica dos gastos do governo federal com itens alimentícios associados à compras com alto valor, a descentralização dos dados em redes sociais, e outras oportunidades para trabalhos jornalísticos.

#19 Oportunidades, tendências de 2021 e a situação dos dados abertos

Debates sobre proteção de dados, a mudança de posse da presidência dos Estados Unidos e algumas tendências para dados e analytics em 2021 foram os destaques do mês de dezembro.

#18 Usos e abusos de IA, a terceira onda dos dados abertos e até 2021!

Neste boletim de novembro de 2020, destacamos conteúdos do Coda.Br 2020, novidades sobre o emprego de inteligência artificial para solução de problemas ou em usos criminosos, lei anti-hacking nos EUA, governança dos dados na Europa e a terceira onda dos dados abertos.

#17 Especial Coda.Br 2020

Em outubro de 2020, nos preparamos para nossa Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br 2020. Neste boletim, além das principais novidades do mês, veremos também alguns destaques da programação do evento, realizado 100% online pela primeira vez.

#16 Arte, mercado e novos colonialismos

O processo de digitalização dos museus, a publicação de dados sobre diversidade da força de trabalho de mais de 30 das maiores empresas dos EUA e uma discussão sobre a noção de colonialismo de dados foram alguns dos assuntos de setembro.

#15 Desertos de dados, GPT-3 e jornalismo de dados local

No boletim do mês de agosto, falamos sobre inteligência artificial (IA), os impactos da linguagem Generative Pre-trained Transformer 3 (GPT-3) na área de dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desertos de dados, entre outros temas.

#14 Dados territoriais, Coda.Br e mais

Em julho de 2020, destacamos a publicação de alguns conjuntos de dados do IBGE para compreender o território brasileiro, e mostramos as iniciativas da Open Knowledge Brasil no monitoramento da disponibilização de dados sobre os casos da pandemia do coronavírus por governos locais.

#13 Transparência algorítmica, Data Feminism e oportunidades de vagas

Em junho de 2020, o Boletim de Dados completou seu primeiro aniversário! Nesta edição, mostramos o debate sobre transparência algorítmica mundo afora, com os casos do TikTok, Twitter e Instagram.

#12 Nooscópios, bad data e um convite para você

Em maio, recomendamos a leitura do ‘The Nooscope Manifesto’, em que os autores propõem uma redefinição conceitual para a aprendizado de máquina.

#11 Incertezas, redes sociais e macacos escritores

No Boletim de Dados do mês de abril de 2020 destacamos o clima de incerteza e ceticismo em relação aos dados sobre a pandemia. E também mostramos trabalhos de análise de dados sobre Covid-19 na América Latina. A mudança de postura da Microsoft em relação à liberação e dados com a criação de grupos de abertura de informações chamou atenção na área.

#10 COVID-19: dicas e recursos

No mês de março de 2020, o boletim de dados teve uma edição especial sobre COVID-19, por reunir referências e conteúdos importantes para quem quer trabalhar com dados a respeito do coronavírus.

#09 Sigma Awards, Dicionário de Dados e Rede de Pessoas Treinadoras

No mês de fevereiro de 2020, o destaque do boletim de dados foi o Sigma Awards com o anúncio dos melhores trabalhos de jornalismo de dados em 2019. E também mostramos o artigo da Humans of Data, com dicas sobre as características que devem ter em um dicionário de dados moderno.

#08 Inteligência artificial, Open Source Intelligence e um pouco de história…

Em janeiro de 2020, o destaque do boletim de dados foi a regulação do uso de inteligência artificial e os posicionamentos de governos e intervenções políticas sobre a sua aplicação.

#07 Projeções do jornalismo de dados para o ano de 2020

Destacamos neste boletim de dados projeções do jornalismo de dados para o ano de 2020. E também mostramos os vencedores de um dos maiores prêmios de visualização de dados do mundo, o Information is Beautiful Awards.

#06 Coda.Br 2019 e guias para o jornalismo de dados

Novembro foi o mês da quarta edição da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, em nosso boletim compartilhamos a documentação que produzimos durante o Coda.Br 2019. E também mostramos dois guias relevantes para quem trabalha com jornalismo de dados.

#05 Jornalismo de dados colaborativo, história dos dados e desinformação

No boletim do mês de outubro destacamos o guia para jornalismo de dados colaborativo da Propublica, traduzido por Natália Mazotte, que dá o passo a passo para realizar projetos a várias mãos ou organizações.

#04 Comunicando incertezas, panorama da LAI e dicas

Em setembro, uma confusão de Donald Trump com mapas e a área de devastação de um furacão foi o assunto de destaque em nosso boletim de dados mensal. O assunto gerou uma polêmica sobre alteração de dados oficiais para fins políticos.

#03 Compartilhando análises, educação em dados e oportunidades

No boletim do mês de agosto de 2019 destacamos a realização de investigações baseadas em dados de forma aberta e colaborativa, de maneira que seja possível reproduzir ou checar, facilitado pelo compartilhamento do processo no Jupyter Notebooks. E também mostramos dicas do Alberto Cairo sobre como fazer infográficos.

#02 Inteligência Artificial nas redações e dicas sobre onde aprender

O destaque da segunda edição do boletim de dados mensal da Escola de Dados, de julho de 2019, foi o futuro promissor do uso de Inteligência Artificial além das redações, em áreas de meio ambiente e direitos humanos. E também mostramos a discussão sobre desigualdade de gênero no campo da visualização de dados.

#01 Open Source Intelligence, notícias falsas no WhatsApp e mais

A primeira edição do boletim de dados mensal da Escola de Dados, de junho de 2019, deu destaque para o tema da privacidade de dados pessoais, com as mudanças no acesso a dados para fins de investigação em redes sociais e em outros sites da web.