Conheça os finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados
Foram selecionados três trabalhos para cada uma das quatro categorias; premiação acontece em Brasília, em 05 de dezembro de 2024
A 6ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados já tem projetos finalistas!
Os 143 trabalhos inscritos no Prêmio foram avaliados pelo júri composto por 17 pessoas especialistas de todo Brasil. Ao final, foram selecionados três projetos para cada uma das quatro categorias (Dados abertos, Inovação, Investigação e Visualização), totalizando 12 finalistas.
Conheça-os a seguir.
Projetos finalistas
Na categoria Dados abertos, o foco são trabalhos realizados graças à Lei de Acesso à Informação ou à abertura das bases de dados públicas que prezam pela publicação do código-fonte e da metodologia adotada.
– Desmatamento em busca de dono (Revista Piauí)
– Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil (Folha de S. Paulo)
– Mapa Nacional da Violência de Gênero (Gênero e Número, Instituto Avon e Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal)
Em Inovação, concorreram trabalhos de jornalismo de dados que experimentaram com novas tecnologias ou formatos inovadores.
– Cada passo importa: mulheres contam como romperam com relacionamentos violentos (Revista AzMina)
– Com a palavra (O Globo)
– Caminhos da alimentação: o que chega à mesa das mulheres negras (Gênero e Número)
Na categoria Investigação, os trabalhos deveriam mirar descobertas inéditas e novos conhecimentos, com alto impacto social e aplicação de análise de dados para jogar luz a tópicos de interesse público.
– Os donos da água: 50 empresas podem usar mesma quantidade que metade do Brasil (Agência Pública)
– 71% dos sítios arqueológicos em florestas na Amazônia Legal estão sob áreas desmatadas (InfoAmazônia)
– Dossiê Seguro Agrícola (Repórter Brasil)
Por fim, em Visualização, foram selecionados trabalhos de visualização de dados com viés jornalístico e alta qualidade de UX.
– Panorama das Favelas de São Paulo (Agência Mural de Jornalismo das Periferias)
– Livros de autores negros e mulheres caem mais hoje no vestibular; veja a evolução (Folha de S.Paulo)
– A distribuição geográfica dos alertas climáticos no Brasil (Nexo Jornal)
Premiação
Os finalistas receberão passagens aéreas para estarem presentes na cerimônia de premiação, que acontece em Brasília, no dia 05 de dezembro de 2024, no âmbito do América Aberta.
Os projetos vencedores de cada categoria ganharão R$ 2,5 mil em dinheiro, além de uma bolsa de estudos integral para curso de curta duração de Gestão e Políticas Públicas no Insper e uma bolsa de estudos da Curso-R, a ser utilizada para os cursos online de dashboards ou de webscraping.
O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa inédita criada para incentivar a excelência no uso de dados por jornalistas para questionar, analisar e investigar as questões que afetam a sociedade brasileira. Ele é realizado pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil, e com apoio do Insper e da Curso-R.