* Acesse aqui o post sobre as bolsas para o Dados 360 e o Jornalismo de Dados para coberturas locais.

Este post foi atualizado em 07/08 com a lista de selecionados, confira-a abaixo. Nos próximos dias, as pessoas selecionadas serão contatadas por e-mail para receber informações sobre a inscrição.

A Escola de Dados está com inscrições abertas para pessoas interessadas em receber bolsas gratuitas no curso ‘Publicadores de Dados’. A chamada visa aumentar a diversidade do curso nos quesitos regionais, raciais e relativos ao gênero, além de democratizar o acesso ao conhecimento.

O curso conta com o apoio da Hivos, no âmbito do programa Todos os Olhos na Amazônia, que oferecerá isenção de inscrição para 40 pessoas que atuem com gestão pública na Amazônia Legal, com prioridade para representantes de povos indígenas da região. A Amazônia Legal compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também serão oferecidas outras bolsas para os demais estados, dentro da política de apoio à diversidade da Escola de Dados.

Em ambos os casos, é preciso que a pessoa já atue em uma instituição pública ou da sociedade civil onde há rotinas de trabalhos com dados ou chances de implementá-las. Também é necessário ter disponibilidade para participar integralmente do curso, que começa no dia 28 de agosto e dura 5 semanas.

O objetivo do curso é capacitar instituições a disponibilizar dados abertos, de modo a superar os atuais desafios na área de transparência, na Amazônia Legal e no Brasil como um todo. 

Interessados em obter a gratuidade neste curso inédito devem participar da chamada pública preenchendo este formulário até o dia 31 de julho. Ao todo, 164 pessoas se inscreveram, e 72 foram beneficiadas com bolsas Hivos e bolsas de diversidade da Escola de Dados. 

A formação abordará conceitos e ferramentas para planejar e promover a gestão estratégica e a abertura de dados em organizações, sobretudo públicas. O curso terá vídeo-aulas e sessões ao vivo para a prática de exercícios. Todo o material estará disponível aos alunos na plataforma online do curso e os participantes terão um fórum para tirar dúvidas e interagir com a equipe de instrutores. 

CONFIRA ABAIXO A LISTA DE SELECIONADOS*

Abdenildo dos Santos
Adriana Chagas
Adriano Stein
Alexandre Lopes
Aline Landini
Allana de Paula
Ana Paula Valdiones
André Cheguhem
Anicely Santos
Audiceia Andrade
Billyshelby dos Santos
Bruno Lorenzi
Camila das Dores
Carla Brandão
Carmen Silva
Carolina da Silva
Celso da Costa
Cristiano Mendes
Cristina Canuto
Elcio Machineri
Eleonora de Paula
Elias Levi
Elson Souza
Erika Lacet
Fabiano Louzada
Gabriella da Costa
Gisele Ferret
Heleno Franken
Heylane da Silva
Iraildes de Lima
Jamile Santana
João Benício Straehl
Josimar da Silva
Júlia Beatriz de Freitas
Juliana Mota
Juliana Ramos Bruno
Juscelia Nunes dos Santos
Kleber Luiz dos Santos
Lidiane da Silva
Lilian Chaves
Luan Prates
Lucas Luz
Magdiel Eliton do Couto
Marcos Antonio da Silva
Marcus Vinicius Bomfim
Maria Elisa de Andrade
Maria Emilia de Oliveira
Mario Nicacio
Maurício Lyrio
Meyrele Nascimento
Micaela do Carmo
Mirian do Sacramento
Mônica de Vasconcelos
Nayra Kaxuyana
Patrícia Medeiros
Patrícia Sousa
Patricia Wanderley
Rafael Garrafiel
Roberto de Mendonça
Robson da Silva
Robson da Rosa
Rodrigo Arnaldo Kreuzberg
Rodrigo Barbosa Duarte
Saulo Nonato
Sheyla da Silva
Silvio Barreto
Talita Oliveira
Uirá Bentes
Valeria Pereira
Vera Isomura
Walter Gama
Wilson Brito e Silva

SOBRE A HIVOS

Hivos é uma organização não governamental, humanista e internacional. Juntamente com parceiros locais e internacionais, a organização busca contribuir para um mundo livre, justo e sustentável, no qual as pessoas possam acessar recursos e ter o poder de controlar suas vidas e seu futuro. Hivos acredita na criatividade e capacidade individual das pessoas. Qualidade, cooperação e inovação fazem parte dos conceitos da nossa filosofia.

PRÉ-REQUISITOS

Atuar em instituição pública ou da sociedade civil em que há rotinas de trabalho com publicação de dados ou possibilidade de implementá-las; 

Ter disponibilidade de participar do curso integralmente (de 28/08 a 1/10). 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Serão priorizadas pessoas que atuem com políticas públicas para a população indígena ou que sejam lideranças políticas indígenas na região da Amazônia Legal; 

Diversidade de gênero, raça e geografia; 

Potencial de aplicação e disseminação do conhecimento adquirido no curso.

Apoio