A Escola de Dados, em parceria com a Énois Laboratório de Jornalismo, realizou, no último dia 27/07, o Redação Aberta + Laboratório de Dados Eleitorais no esquenta Cult Com. O evento foi realizado na sede do Núcleo de Acolhimento e Valorização da Educação (N.A.V.E), no Capão Redondo, e contou com o patrocínio da ASK-AR (Analysis of Social Knowledge | Associated Researchers). Ao todo, 15 pessoas participaram das atividades, representando iniciativas como Agência Mural, Movimento Mulheres Negras Decidem, Pauta Periférica, O Corre Coletivo, entre outros. 

Redação Aberta + Laboratório de Dados recebeu comunicadores periféricos de São Paulo (Foto: Muller Silva)

A programação teve início com uma roda de conversa, onde as pessoas participantes trocaram experiências e avaliações sobre a cobertura jornalística eleitoral em territórios periféricos. Projetos de geração cidadã de dados como o CocôZap, do data_labe e de checagem de fatos, assim como cursos de combate à desinformação, foram apontados como soluções que auxiliam ou aprimoram a cobertura feita por comunicadores periféricos. Já os desertos de notícia e o uso de IA generativa para produção de desinformação em massa, foram apontados como desafios a serem superados.  

No segundo bloco do evento, os participantes participaram de um workshop mão na massa com a equipe da Base dos Dados. Navegando pelas bases eleitorais disponíveis na plataforma, eles analisaram a representação racial dos candidatos ao cargo de vereador em diferentes cidades. O workshop foi facilitado por Laura Amaral e Matheus Ávila. 

Acesse o tutorial Como começar sua análise com dados públicos e baixe seus dados personalizados na plataforma da BD.