Anúncio e premiação dos projetos vencedores aconteceu durante o América Aberta, em Brasília (DF), no dia 05/12; saiba mais

Os quatro projetos vencedores da 6ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados foram divulgados na última quinta-feira (dia 5/12), durante a cerimônia de premiação, que aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília (DF). O anúncio fez parte da programação do América Aberta, maior encontro de dados abertos da América Latina e do Caribe.

Na abertura da cerimônia, Jamile Santana, coordenadora da Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil que realiza o Prêmio, explicou o objetivo da premiação e o que ela significa:

“O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados celebra essa habilidade única de transformar números em narrativas, gráficos em entendimento e, sobretudo, dados em impacto social. É um reconhecimento ao trabalho incansável dos profissionais que vão além do óbvio, que analisam, cruzam, interpretam e tornam compreensível o que é complexo, fortalecendo o direito à informação e a nossa democracia”, disse.

Os quatro projetos vencedores ganharam R$ 2,5 mil em dinheiro, além de uma bolsa de estudos integral para curso de curta duração de Gestão e Políticas Públicas no Insper e uma bolsa de estudos da Curso-R, a ser utilizada para os cursos online de dashboards ou de webscraping.

Além dos vencedores, também houve uma menção honrosa, “pelo ineditismo do tema, impecável análise das informações e compartilhamento da metodologia”, explicou Jamile.

Conheça-os abaixo.

Vencedores da 6ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

Categoria Dados abertos:
Mapa Nacional da Violência de Gênero (Gênero e Número, Instituto Avon e Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal)

Categoria Inovação:
Caminhos da alimentação: o que chega à mesa das mulheres negras (Gênero e Número)

Categoria Investigação:
Dossiê Seguro Agrícola (Repórter Brasil)

Categoria Visualização:
Panorama das Favelas de São Paulo (Agência Mural de Jornalismo das Periferias)

Menção honrosa:
71% dos sítios arqueológicos em florestas na Amazônia Legal estão sob áreas desmatadas (InfoAmazonia)

Projetos vencedores da 6ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados durante cerimônia de premiação em Brasília (Crédito: Acervo América Aberta)


O Prêmio

O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa inédita criada para incentivar a excelência no uso de dados por jornalistas para questionar, analisar e investigar as questões que afetam a sociedade brasileira. Ele é realizado pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil, e com apoio do Insper e da Curso-R.

Nesta 6ª edição, foram recebidos 143 projetos. Eles foram analisados por uma equipe de 17 jurados e juradas convidados(as), que levaram em consideração a originalidade, relevância, replicabilidade e precisão dos projetos inscritos para chegar em 12 finalistas. 

É possível saber mais sobre os bastidores dos 12 projetos finalistas nos vídeos de apresentação disponíveis em: https://premio.jornalismodedados.org/edicoes/2024/