Curso
O curso ‘Dados 360′ traz um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na área da comunicação. Você terá acesso a 10 horas de videoaulas, com possibilidade de emissão de certificado. O acesso ao material é imediato, após a confirmação do pagamento.
Descrever de maneira técnica os principais conceitos e tecnologias utilizados para trabalhar com dados no campo da comunicação, bem como reconhecer e criticar decisões técnicas nesta área;
Identificar oportunidades de uso de dados no campo da comunicação para criar ou responder perguntas em diferentes contextos;
Comunicar de forma profissional os resultados do trabalho, por meio de visualizações, tabelas e textos de impacto, produzindo investigações baseadas em dados;
Desenvolver sua própria trilha de aperfeiçoamento profissional nos diferentes campos de trabalho da comunicação baseada em dados.
Comunicadores
Organizações da Sociedade Civil
Pesquisadores
Pessoas interessadas em trabalhar com dados
Desejável conhecimento básico de planilhas
O valor do curso é R$149. Participantes do nosso programa de membresia possuem 20% de desconto nesta e em outras atividades da Escola de Dados.
Videoaulas: aulas gravadas com profissionais e especialistas, em vídeos curtos e dinâmicos, além de aulas ao vivo gravadas em edições anteriores.
Quizzes: Exercícios para avaliar o aprendizado de cada módulo, pré-requisito para certificação.
Não serão fornecidas novas aulas ao vivo, nem acompanhamentos individuais para resolução de dúvidas e orientações.
Todo conteúdo do curso já estará disponível no primeiro acesso em nossa plataforma, para você estudar no seu próprio tempo.
Para a emissão do certificado digital, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
1. Assistir todas as aulas do curso e marcar as aulas como concluídas na plataforma;
2. Acertar pelo menos 70% das perguntas do quiz de cada módulo.
Estuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da hora e Ogunhê, voluntária em iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.
Jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.
Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.
Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Univerdade de Maynooth (Irlanda). É usuária de R e outras linguagens, além de participar de diversas comunidades relacionadas, como a R-Ladies.
De 2013 a 2019, Fernanda atuou como gestora pública na Prefeitura de São Paulo, tendo sido responsável pela política municipal de transparência, abertura de dados e integridade na Controladoria Geral do Município, além de ter liderado projetos de tecnologia, inovação e governo aberto na Secretaria Municipal de Educação. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Especialista em Transparência e Accountability pela Universidade do Chile (2014), foi fellow de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (2015), Líder de Dados Abertos do Open Data Institute (2016) e fellow de governo da Unidade Operacional Governança Digital da Universidade das Nações Unidas, a UNU-EGOV (2018). É professora convidada do Insper nos cursos de Compliance e de Inovação no Setor Público.
Doutor em Administração pela UnB (2014). É cientista de dados no Tesouro Nacional. Pesquisa e implementa produtos para transparência no setor público brasileiro. Desenvolve projetos e investigações baseadas em R.
Jornalista, fundador da Lagom Data, que desde março monitora o avanço do coronavírus pelos municípios do Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Leciona jornalismo de dados em pós-graduações em jornalismo digital. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018).
Pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia cívica usando ciência de dados e visualização de dados. Além disso, é professor desses assuntos na Universidade Federal de Campina Grande, e um dos criadores do hackfest.com.br.
Co-fundadora da Escola de Dados, atualmente é JSK Stanford fellow. Também co-fundou a revista digital Gênero e Número. Atua como instrutora e palestrante em temas relacionados a métodos digitais, dados abertos e acesso à informação. É docente nos cursos de pós-graduação em Jornalismo Digital da PUC-RS e da IESB e instrutora em cursos do Knight Center, da Universidade do Texas. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.
Acesso imediato a 10 horas de aulas gravadas
Acesso a 10 horas de aulas ao vivo das edições anteriores
Instrutores com altissima qualificação
*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail (escoladedados@ok.org.br) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.