Agosto/2023

AGENDA

Oportunidades e prazos para não perder de vista


05/09 – Prazo final para inscrições no treinamento online sobre habilidades investigativas de código aberto, oferecido pela DFRLab. 

11 a 15/09 – Curso Estatística para Você, gratuito e online, será oferecido pelo Instituto Aaron Swartz.

12/09 – Webinar “Expondo o Invisível: lançamento do guia de investigação e proteção digital para jornalistas”. Às 18h30, no canal da Escola de Dados no YouTube.

13/09 – Data limite para se inscrever no curso gratuito Políticas Públicas para Jornalistas, organizado pela Abraji e ANESPE. 

15/09 – Prazo final para envio de propostas de workshops para o #FIB14 (14º Fórum da Internet no Brasil), que ocorrerá entre os dias 21 e 24/05 de 2024 em Curitiba (Paraná).

17/09 a 20/09 – Data da posit::conf2023, conferência voltada para a comunidade de ciência de dados. 

22/09 – Prazo limite para inscrever projetos relacionados a conhecimento livre na Wiki Movimento Brasil, com bolsas de até R$2500.  

29/09 – Data limite para inscrições para o Research & Data Team Fellowship do Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), em parceria com a Opening Extractives.

30/09 – Prazo final para envio de sugestões de atividades para o NICAR24.

12/10News Impact Summit: Elevating Climate Journalism, do European Journalism Centre, será realizado em Lisboa. 

17 a 18/10SRCCON 2023, conferência liderada por jornalistas que desejam transformar seu trabalho, suas organizações e suas comunidades.

07 a 09/11Festival de Datos em Punta del Este, no Uruguai.

06 a 10/1111º Congresso Nacional de Design da Informação, com trilha sobre visualização de dados.

18 e 19/11 – 8ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, Coda.Br, em São Paulo.

13 a 16/12Cultural Data Analytics Conference 2023, em Talín, na Estônia.

NO MUNDO DOS DADOS

Notícias e discussões quentes


Um deserto de notícias no Nordeste

Neste mês, o Atlas da Notícia lançou o resultado de uma pesquisa realizada no Nordeste do país. Apesar de os desertos de notícias terem encolhido em 9% no Nordeste, ela ainda é a região com maior incidência de vazios noticiosos do Brasil – 56,9% dos municípios de lá estão sem veículos para a cobertura local de notícias. Entre outros achados da pesquisa, estão que mais de 70% dos municípios do PI e RN não têm cobertura jornalística local e que Pernambuco teve maior redução de desertos de notícias da região. Segundo os pesquisadores, a redução dos desertos de notícias se dá tanto pelo surgimento de novas iniciativas jornalísticas como pela ampliação do alcance do censo realizado pelo Atlas. Além disso, eles ressaltam que as populações dos desertos consomem notícias.

Bor(dados): visualizações de dados táteis

Agulhas de crochê e fios têm sido utilizados por jornalistas para prender a atenção de leitores, por meio de trabalhos táteis de visualização de dados. É o que mostra o texto de Sarah Scire no Nieman Lab, que conta com relatos de jornalistas que estão experimentando o formato para diferentes propósitos. Eles falaram sobre o crochê como uma prática criativa, um hobby pessoal e um interesse acadêmico. Alguns de seus trabalhos foram publicados em suas redações, mas todos falaram sobre como as artes das fibras, como o crochê, os encorajaram a repensar a visualização de dados, guiaram para diferentes histórias e forneceram uma saída prática para relaxar. A título de curiosidade, no Coda Amazônia 2023, a Escola de Dados promoveu uma oficina de (bor)dados graças à inspiração destes relatos.

SAIBA MAIS

Para aprender mais e aprender sempre


Expondo o Invisível: kit de OSINT foi traduzido para português

Há 9 anos, a Tactical Tech lançou o projeto Expondo o Invisível com o objetivo de mostrar investigações que estão fora dos domínios do jornalismo e aplicação da lei. Documentários, entrevistas, coleta e análise de ferramentas e táticas foram realizados durante este período, além de treinamentos, workshops e eventos. Como resultado de um desses eventos, o Kit Residency, ocorrido em 2018, está o Exposing The Invisible: The Kit. Com diversas dicas para investigações e segurança digital, o conjunto de tutoriais ganhou uma tradução completa para o português do Brasil, trabalho realizado por Celso Bessa, pessoas voluntárias e a Escola de Dados. O lançamento ocorrerá em um webinar na próxima terça-feira (12/09), às 18h30, mas você já pode conferir a íntegra do material no site da Tactical Tech

Aprendizado de máquina no Towards Data Science

Os editores do Towards Data Science reuniram os artigos mais lidos no mês de agosto relacionados a ChatGPT e aprendizado de máquina. Uma ótima oportunidade para quem quer avançar ou iniciar os estudos sobre o assunto. Mas se você já sabe um pouco sobre o assunto, que tal construir seu próprio assistente de Inteligência Artificial, para fazer perguntas sobre quaisquer arquivos? É a proposta do artigo de Zoumana Keita, que contém códigos que explicam como você pode fazer isso. Se o seu caso for treinar um modelo com dados do mundo real, Leah Berg e Ray McLendon escreveram um guia com esta finalidade, a partir de 5 estratégias que podem facilitar muito seu trabalho.

SNIPPETS

Dicas curtas e certeiras


A advogada Natane Santos, do N.Dados, lança o ABCdário de termos e expressões relacionadas a Direito e Novas Tecnologias, como Inteligência Artificial e proteção de dados.

Nova newsletter da Ambiental Media, a Capivara Post conta com reportagens e análises de dados inéditas sobre Terras Indígenas e conservação de rios, igarapés, lagos e florestas alagadas na Amazônia.

Streamlit lança protótipo com a finalidade de questionar e analisar vídeos do YouTube com o auxílio do GPT-4. 

Lançamento do guia “Segurança Pública em Dados: guia prático para jornalistas”, ação conjunta entre Instituto Sou da Paz, Instituto Fogo Cruzado, Agência Fiquem Sabendo e Abraji.

O jornal O Popular divulgou o Anuário Goiás, projeto que reúne dados e informações sobre diversas esferas do estado localizado na região Centro-Oeste do Brasil.

Microsoft lançou integração entre Python e Excel, ampliando a possibilidade de análises de dados e visualizações no software. 

INSPIRA

Trabalhos e iniciativas inovadoras para te inspirar


A plataforma Futuro Exterminado, lançada no último mês pelo Instituto Fogo Cruzado, utiliza dados para narrar o contexto de violência armada que frequentemente vitima crianças e adolescentes na região metropolitana do Rio de Janeiro. A ferramenta é colaborativa, e baixando o aplicativo, também é possível colaborar com a produção de dados.

A navegação por meio de cards permite que o público encontre dados aliados à contextualização das ocorrências provocadas por armas. No mapa, pontos laranjas e azuis simbolizam, respectivamente, assassinatos e ferimentos de jovens, e é possível também visualizar data, nome, gênero, motivo, circunstância, local e cidade de cada criança ferida ou morta. 

Segundo Marianna Araujo, Diretora de Comunicação e Inovação do Instituto Fogo Cruzado, a plataforma recebeu especial atenção de membros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Ministério Público Federal. Depois de seu lançamento, o Instituto abriu frentes de diálogo com esses dois atores e colocou os dados à disposição para serem utilizados no planejamento de ações voltadas para a segurança das crianças e adolescentes do Rio de Janeiro.

NOVOS DADOS

Conjuntos de dados e plataformas publicados recentemente


Um mapeamento digital de todo o estado de Pernambuco agora está disponível para acesso e download.

UPDATE

Atualize-se com as novidades de softwares e bases de dados


Lançado o Jupyter AI que integra Inteligência Artificial aos Notebooks Jupyter, podendo gerar códigos, corrigir erros, fazer perguntas, entre outros.

Disponível o pacote microdatasus 2.2.0 com correções de desempenho e bugs. Agora o pacote também tem uma página

LibreOffice 7.6 trás suporte para temas em documentos, filtro automático por cor (Calc), painel de navegação para slides (Impress) e mais.