Mudanças climáticas e dados ambientais

SOBRE O WORKSHOP

O Sistema de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) reporta anualmente, de forma atualizada, as emissões e remoções associadas às atividades de cinco setores no Brasil: Agropecuária, Energia, Indústria, Resíduos e Mudança de Uso da Terra. A sessão terá como objetivo apresentar a plataforma do SEEG e o Projeto MapBiomas, demonstrando na prática como ter acesso aos dados de cada setor e plataforma, de maneira a obter as estimativas de emissões e remoções de gases de efeito estufa ou das mudanças de uso da terra, reportados em séries históricas anuais para regiões de interesse.

Mais de 70% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil esta ligado ao uso da terra (incluindo agropecuária) e as mudanças de cobertura. Entender a dinâmica de ocupação da terra do Brasil é fundamental para entender a dinâmica dos processos que geram emissões ou remoções de GEE no país. Nesse contexto, o Mapbiomas é uma rede colaborativa de universidades, ONGs e startups de tecnologia dedicada a mapear a cobertura e suo da terra no Brasil e sua dinâmica de mudanças incluindo séries históricas anuais desde 1985 para cobertura e uso da terra, superfície de água e cicatrizes de fogo, entre outros.

QUANDO?

28/07 (quinta-feira), às 9:00h

ONDE?

Auditório Francisco Paulo Mendes (ILC)

NÍVEL

Intermediário

DURAÇÃO

2h

Pré-requisitos da atividade

É interessante que se tenha um conhecimento dos conceitos básicos relacionados às mudanças climáticas, como gases de efeito estufa, emissões, remoções, fonte e sumidouro de carbono. Confira os materiais disponíveis no site do Mapbiomas e no canal do Mapbiomas no YouTube.

Recomendamos que as pessoas participantes tragam um notebook para acompanhar a atividade.

barbara_zimbres

Bárbara Zimbres

Bióloga e especialista em geoprocessamento. Sua experiência acadêmica e profissional a levou a focar na modelagem de uma variedade de aspectos ecológicos em ecossistemas tropicais como a Amazônia e o Cerrado. Ela trabalha atualmente como pesquisadora no Ipam, focando principalmente na modelagem de estoque de carbono e biomassa na vegetação nativa e nas estimativas de emissões e remoções por mudanças de uso da terra no Brasil. É responsável pelos cálculos do setor de Mudança de Uso da Terra e Floresta no Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

cesardiniz

César Diniz

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestrado e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2011 e 2017). Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Monitoramento de Ambientes Costeiros, Monitoramento de Florestas Tropicais e Aprendizado de Máquina.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO