Quando a planilha trava: trabalhando com bases de dados massivas

SOBRE O WORKSHOP

No workshop “Quando a planilha trava: trabalhando com bases de dados massivas”, o engenheiro de dados e membro da PyData Manaus, Jailson Pereira, apresentou o uso do SQL como uma das alternativas para quem trabalha com grandes bases de dados. Trata-se de uma linguagem de consulta em que é possível criar e manipular bancos de dados (databases) relacionais. A principal vantagem sobre a linguagem Python se dá justamente porque o SQL consegue trabalhar com várias tabelas ao mesmo tempo, mesclando informações.

 

 

Segundo Jailson, “vivemos em um mundo com um boom de dados sob o qual grandes empresas baseiam seus modelos de negócios, como por exemplo, as redes de varejo que monitoram o comportamento do usuário na rede para vender mais”. O programador apontou também a importância do SQL, no contexto de gestão de banco de dados no cenário empresarial.

Algumas das principais funções do SQL são:

  • SELECT: Determina quais colunas incluir no conjunto de resultados da consulta;
  • FROM: Identifica as tabelas das quais recuperar dados e como as tabelas devem ser unidas;
  • WHERE: Filtra dados; 
  • GROUP BY: Usado para agrupar linhas por valores de coluna comuns;
  • HAVING: Filtra grupos indesejados;
  • ORDER BY: Ordena as linhas do resultado final definido por uma ou mais colunas.

 

 

No workshop, os dados utilizados para demonstração foram adquiridos da pesquisa “Indicadores de Mobilidade e Transporte” realizada em 2010, pela Base dos Dados. Jailson demonstrou como usar a linguagem SQL, por meio da biblioteca SQlite, executada dentro do Google Colab, online.

NÍVEL

Básico

Pré-requisitos da atividade

jailson-colares

Jailson Pereira

É formado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e aluno do Programa de Mestrado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Trabalha como Engenheiro de Dados na CI&T e já atuou em pesquisas com processamento de imagens, áudio e sistemas de recomendação.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO