Uso de mapas para defesa do território marajoara (no tecido)

SOBRE O WORKSHOP

A ideia da atividade é apresentar o mapa de questões construído por lideranças nas atividades realizadas pelo observatório do Marajó e inserir mais questões junto com as lideranças do território presentes na atividade, além disso compartilhar as experiências do uso de mapas pela organização para pautar questões do território.

A atividade também contará com a colaboração do Lucas Araújo, do Instituto Centro de vida, que irá apresentar alguns recortes de imagens de satélite do arquipélago do Marajó completando as questões apontadas no mapa anterior. E a partir de todo o apanhado compreendermos como o uso de mapas pode nos ajudar a pautar a defesa do território.

NÍVEL

Básico.

PRÉ-REQUISITOS

Não há pré-requisitos.

mariane-castro

Mariane Castro

Mulher ribeirinha, marajoara, bacharel em Comunicação Social Multimídia e Técnica em Teatro no eixo tecnológico Produção Cultural e Design pela UFPA. É multiartista ribeirinha, mobilizadora e articuladora comunitária, estuda mudanças climáticas, já foi coordenadora local de campanhas e projetos, gestora de projetos e atualmente estar como Gestora de Comunicação do Observatório do Marajó.

lucas-araujo

Lucas Araújo

Bacharel em Engenharia Florestal e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Especialista em Desenvolvimento Urbano pelo Instituto Federal de Mato Grosso (PPGDURB), com experiência profissional nas áreas de restauração e monitoramento de áreas degradadas, aerolevantamentos com aeronaves remotamente pilotadas (Drones), geotecnologias, geoprocessamento, elaboração e execução de projetos florestais e socioambientais. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGeo/UFMT). Atua como Analista em Geotecnologias no Instituto Centro de Vida (ICV).

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.