Criando portais de dados abertos: usando CKAN como parte do Data OS
Gostou desta atividade? Considere participar de nosso programa de membresia para nos apoiar.
Junte-se a nós!
SOBRE O WORKSHOP
O Data OS fornece um ambiente de desenvolvimento no qual diversos serviços para publicação de dados podem ser executados. O sistema é abrangente e completo, servindo para projetar, construir, implantar e operar diversas soluções úteis para portais de dados abertos, por exemplo. A partir dele, você pode executar softwares de gerenciamento de dados (DMSs), que agregarão suas informações de forma consistente.
Neste workshop com Anuar Ustayev, líder de produto e engenheiro de software sênior da Datopian, você aprende mais sobre o CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network), uma aplicação web de código aberto desenvolvida pela Open Knowledge Foundation. O CKAN torna mais fácil publicar, compartilhar e trabalhar com dados e metadados. Utilizado por diversos portais de dados abertos mundo afora, o sistema fornece uma poderosa plataforma para catalogar, armazenar e acessar conjuntos de dados, com um front-end sólido, API completa, ferramentas de visualização e mais.
ASSISTA AO VÍDEO COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
Adotado por governos, organizações da sociedade civil e empresas, o CKAN possui uma configuração de micro serviços que torna mais fácil usar o que você precisa, adaptando-se facilmente a requisitos e necessidades. Seus sete componentes são desenvolvidos para funcionar em conjunto, mas também podem ser utilizados de forma isolada. São eles: “Portal”, visualização e dashboards, permissões, API de dados, gerenciamento de esquema, fábrica de dados e, ainda, metadados e armazenamento.
Durante a atividade, Ustayev mostra o passo a passo para usar o CKAN associado ao Portal.JS – uma solução desenvolvida pela Datopian para construir front-ends de portais de dados de forma rápida. Primeiro, é preciso criar o conjunto de dados e publicá-lo usando a interface de usuário do CKAN. Em seguida, deve-se checar como o conjunto de dados aparece para o(a) publicador(a) de dados; e, enfim, configurar a interface do usuário utilizando a abordagem do Portal.JS.
Por ter o código aberto e ser escrito de forma acessível, o CKAN é continuamente aperfeiçoado pela ativa comunidade de desenvolvedores que o utiliza, a fim de, por exemplo, criar novas extensões que atendam melhor às necessidades de suas organizações. Saiba como extrair o máximo do potencial da mais importante solução de código aberto para publicação de dados neste workshop inédito no Brasil, que conta com tradução simultânea.
NÍVEL
Básico.
DURAÇÃO
1:30h
Referências da atividade
Anuar Ustayev
É líder de produto e engenheiro de software sênior da Datopian. Nos últimos anos, tem ajudado governos, ONGs e empresas a criar catálogos de dados, sistemas internos de gerenciamento de dados e portais de dados abertos. Parte de seu trabalho consiste em quebrar o monólito CKAN em microsserviços e implantá-lo em várias instâncias de produção em todo o mundo.
REALIZAÇÃO
DESENVOLVIDO COM
APOIO
APOIO DE MÍDIA