YouTube: como automatizar a análise de canais
Gostou desta atividade? Considere participar de nosso programa de membresia para nos apoiar.
Junte-se a nós!
SOBRE O WORKSHOP
Quando pensamos em análise de redes sociais, muitas vezes o YouTube não está no centro das atenções. No entanto, além de ter uma comunidade muito forte, principalmente no Brasil, a rede também atua como um grande repositório de conteúdos audiovisuais que são compartilhados em outras plataformas. Neste workshop, você vai aprender a monitorar e analisar canais do YouTube de forma automatizada com um robô desenvolvido em Python. O processo é conduzido por Guilherme Felitti, fundador da Novelo Data e jornalista de negócios e tecnologia.
Antes de começar os primeiros passos no Python, é necessário gerar uma chave gratuita do Google para ter acesso à API do YouTube. Além disso, é importante escolher um canal de sua preferência e guardar o seu código. No workshop, Felitti explica como conseguir o código de forma rápida usando apenas o Google. Fez tudo isso? É hora de colocar a mão na massa.
O primeiro passo é acessar o notebook do workshop, copiá-lo e incluir a chave do Google e o código do canal. Você precisa instalar o pacote requests e a biblioteca Pandas, mas se for utilizar o Google Colab basta importá-las, junto com um módulo do Pandas chamado JSON normalize.
Para executar as requisições à API do YouTube, é preciso, antes de tudo, saber como ela funciona. A partir de uma analogia ao balcão de uma loja, Felitti explica que os “pedidos” (requisições) precisam ser feitos por partes: conseguindo o que precisa na primeira “loja”, segue para a segunda e assim por diante. Ou seja, para ter os dados que estamos buscando e criar o robô, é necessário fazer uma requisição a um banco da API, conseguir um código e, com esse código, fazer um request a outro banco de dados.
Ao final do processo, que tem a execução bem semelhante nas duas vezes em que é executado, o resultado é um dicionário com milhares de informações sobre o canal. Para ordenar o dicionário, o workshop ensina a usar a função JSON normalize, que organiza tudo em um dataframe. A oficina ainda mostra um último passo, caso o canal tenha muitos vídeos, e ensina como funcionam os tokens. Agora que o robô nasceu, é só partir para a análise.
NÍVEL
Intermediário.
DURAÇÃO
1:30h
Referências da atividade
Guilherme Fellitti
É fundador do estúdio de análise de dados Novelo Data e autor do podcast Tecnocracia.
REALIZAÇÃO
DESENVOLVIDO COM
APOIO
APOIO DE MÍDIA