5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO
TRANSPARÊNCIA NO SETOR PRIVADO: CAPACITANDO CIDADÃOS A USAREM DADOS DE PROPRIEDADE CORPORATIVA
Atenção: a atividade acima será aberta e gratuita, transmitida ao vivo no canal da Escola de Dados no YouTube, e contará com tradução simultânea. Para acompanhar a atividade em inglês, confira o vídeo no canal de YouTube da Open Knowledge Brasil.
A transparência no setor privado é uma discussão que tem ganhado notoriedade e já conta com medidas práticas em todo mundo para promover efetividade no combate à corrupção e tornar a relação de governos e empresas mais fiscalizáveis. Para isso, é necessário saber quem possui e controla empresas. Nesse keynote, vamos conversar sobre uma iniciativa que tem aberto dados de empresas privadas em diferentes partes do mundo e apoiado os governos na oferta de dados de alta qualidade. A apresentação da atividade será feita por Stephen Abbott Pugh, da organização Open Ownership, e a mediação é de Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil.
Em breve.
STEPHEN ABBOTT PUGH
Chefe de tecnologia da Open Ownership, ele é responsável pelo roteiro técnico geral da organização, fornecendo assistência técnica aos governos na implementação de reformas tecnológicas para promover a transparência de propriedade efetiva. Antes de ingressar na Open Ownership, Stephen foi gerente de desenvolvimento de conteúdo da Open Knowledge Foundation, liderando projetos de dados abertos, incluindo Open Data Day e Open Data for Tax Justice. Ele também trabalhou no Code for Africa, no Parlamento do Reino Unido e no Guardian.
FERNANDA CAMPAGNUCCI
Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. De 2013 a 2019, atuou como gestora pública na Prefeitura de São Paulo, tendo sido responsável pela política municipal de transparência, abertura de dados e integridade na Controladoria Geral do Município, além de ter liderado projetos de tecnologia, inovação e governo aberto na Secretaria Municipal de Educação. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é doutoranda em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Especialista em Transparência e Accountability pela Universidade do Chile (2014), foi fellow de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (2015), Líder de Dados Abertos do Open Data Institute (2016) e fellow de governo da Unidade Operacional Governança Digital da Universidade das Nações Unidas, a UNU-EGOV (2018). É professora convidada do Insper nos cursos de Compliance e de Inovação no Setor Público.
REALIZAÇÃO
DESENVOLVIDO COM
APOIO
Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.