5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO
Wikidata – utilizando a base de dados de conhecimento livre
O nome já entrega: a Wikidata, assim como a Wikipédia, é mais uma iniciativa do movimento Wikimedia pela difusão do conhecimento livre. Mas o que a Wikidata oferece de diferente da famosa enciclopédia virtual? Neste workshop, os instrutores Éder Porto e Amanda Jurno, integrantes da equipe do Wiki Movimento Brasil, contam o que é, como funciona, para o que serve e como explorar a Wikidata, a base de dados de conhecimento livre, aberta e multilingue.
A Wikidata é um repositório de armazenamento central que pode ser acessado por terceiros. Éder explicou o modelo de dados da plataforma, que é composta por itens que, por sua vez, possuem propriedades e valores. Todos esses elementos são identificados por códigos formados por letras e números. No início da atividade, o palestrante deu o exemplo da cidade de São Paulo, onde o item é a cidade, a propriedade é o prefeito e o valor, o prefeito atual, Ricardo Nunes (MDB-SP). Quando ocorre uma mudança de gestão, por exemplo, o código para o prefeito de São Paulo segue o mesmo – o que muda é o rótulo.
Em seguida, Éder navegou pela plataforma e comentou sua estrutura para que os participantes compreendessem seu funcionamento na prática. Ele também mostrou como editar a Wikidata e criar um novo item no site.
Um dos grandes destaques do projeto é o Wikidata Query Service (WDQS), serviço de consultas (queries) que permite buscas diretamente na plataforma. Ele utiliza a linguagem SPARQL, ou seja, ao acessar o WDQS e fazer uma consulta em SPARQL, o usuário pode obter resultados a partir das informações da Wikidata. As consultas permitem o cruzamento de dados da plataforma e podem responder a curiosidades como: Quais autores tiveram obras entrando em domínio público esse ano? Qual personagem foi representada por mais atores? Qual é a distribuição dos tipos sanguíneos?
E, para os iniciantes, o Query Service disponibiliza o assistente de consultas da Wikidata, que fornece uma interface visual para construir consultas simples à plataforma. Durante a parte prática da oficina, o instrutor testou junto aos participantes diferentes tipos de perguntas que podem ser feitas para a Wikidata.
Éder Porto
Matemático, desenvolvedor de softwares e wikimedista baseado em São Paulo. Gerente de Produtos e Recursos do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil, é responsável por desenvolvimento de soluções tecnológicas a atividades relacionadas à Wikipédia e outros projetos de conhecimento livre.
Amanda Chevtchouk
Pesquisadora interessada em algoritmos, plataformas e sua mediação no cotidiano. Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é formada em Jornalismo. Gerente de Educação no Wiki Movimento Brasil, é responsável pelo planejamento, organização e execução de projetos relacionados a parcerias educacionais e científicas, especialmente com professores de universidades e em congressos científicos.
REALIZAÇÃO
DESENVOLVIDO COM
APOIO
Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.