18 e 19/11 – ESPM SÃO PAULO (CAMPUS ÁLVARO ALVIM)
R. DR. ÁLVARO ALVIM, 123 – VILA MARIANA
DADOS DEMOGRÁFICOS E DINÂMICAS POPULACIONAIS
Texto por Vitor Arthur
Os dados demográficos disponíveis nos portais públicos brasileiros são utilizados por jornalistas para demonstrar o retrato de algumas problemáticas. Ao aplicar conceitos demográficos e cruzamentos, a cobertura pode ser incrementada para mostrar um cenário mais realista das dinâmicas sociais do país.
Neste workshop, a jornalista de dados da Alma Preta e pesquisadora da Unicamp, Camila Rodrigues, explicou a importância do uso de informações demográficas abertas no Brasil para trazer mais profundidade à cobertura jornalística. Além disso, a instrutora trouxe métricas e conceitos para que o tratamento das bases seja feito de forma correta e as informações publicadas sejam mais exatas.
Ao iniciar a atividade, a pesquisadora introduziu conceitos como migração, fecundidade e mortalidade, e sua importância para compreender distribuição, mobilidade, composição, dinâmica e volume de uma população. Camila também mostrou aos participantes como utilizar fórmulas matemáticas para cálculo de volume populacional, a fim de ajudar na estruturação de dados finais para matérias jornalísticas e possibilitar comparações entre territórios.
A palestrante comentou exemplos de notícias que utilizam variáveis demográficas, possibilitando explicar dinâmicas de assuntos importantes, como conflitos e a influência da migração nas pirâmides etárias de diversos países. Ela ainda deu dicas de como lidar com as próximas bases de dados do Censo 2022 do IBGE e quais pautas serão relevantes do ponto de vista da demografia.
A atividade também apresentou três cenários para cruzamento com bases de dados sobre a população brasileira, utilizando bases do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Banco Interativo no NEPO, da Unicamp.
Em seguida, foram importadas as informações já concatenadas para editor de planilhas e foram utilizadas fórmulas para cálculos de métricas demográficas. Ao fim da atividade, a instrutora sugeriu algumas pautas a partir dos dados tratados, visando a compreensão de diversas realidades vividas pela população brasileira, e ainda indicou boas práticas na construção de reportagens.
Referências
Dados demográficos e dinâmicas populacionais
SINASC – Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (DataSUS)
Não há pré-requisitos.
CAMILA RODRIGUES
Jornalista com 18 anos de experiência em veículos de comunicação popular e na grande imprensa, como g1, Folha de S. Paulo e UOL. Doutoranda em Demografia e mestre em Economia, atua na cobertura de direitos humanos desde 2012. Acredita no jornalismo como ferramenta de enfrentamento às desigualdades.
Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.