18  e 19/11 – ESPM SÃO PAULO (CAMPUS ÁLVARO ALVIM)
R. DR. ÁLVARO ALVIM, 123 – VILA MARIANA

INVESTIGANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS SOBRE CLIMA E MEIO AMBIENTE COM O DIÁRIO DO CLIMA

DIA:

HORÁRIO:

DURAÇÃO:

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Por Manuella Caputo

Comandada por Giulio Carvalho (OKBR) e Stefano Wrobleski (InfoAmazonia), esta oficina introduziu a ferramenta Diário do Clima, plataforma que rastreia e categoriza os trechos mais relevantes sobre clima e meio ambiente nos diários oficiais (DOs) publicados por municípios brasileiros. Nesta atividade, os participantes puderam conhecer mais sobre a iniciativa e explorar na prática a base de dados.

Contextualizando, os palestrantes falaram sobre como pesquisar o meio ambiente é um grande desafio no país. São mais de cinco mil municípios divulgando atos públicos em seus jornais oficiais diariamente, o que inclui a divulgação de licenças, multas, normas, projetos e licitações relacionadas a temas diversos. No Diário do Clima, monitora-se os seguintes assuntos: uso e ocupação do solo; mitigação e adaptação à crise climática; redução de emissões poluentes; preservação da biodiversidade; manejo das águas; entre outros.

Para acompanhar essas informações nos DOs, os usuários da plataforma contam com ferramentas de busca, filtros inteligentes e alertas. É possível utilizar os termos mais relevantes para a sua pesquisa e filtrar por municípios, período e subtemas, por exemplo. Qualquer busca feita no site pode ser transformada em uma poderosa ferramenta de monitoramento diário, por meio do cadastramento de alertas. Além disso, o Diário do Clima já possui integração com a base de dados de CNPJs da Receita Federal, o que facilita a apuração de dados como: quadros societários, situações cadastrais e endereços.

Em uma segunda parte do workshop, Giulio e Stefano lançaram um desafio e fizeram algumas perguntas que os participantes responderam a partir de buscas pelas informações corretas na plataforma.

Por fim, os palestrantes destacaram ainda o potencial jornalístico do Diário do Clima e reforçaram que a plataforma possui código aberto, portanto, caso alguém deseje adaptar o código para o monitoramento de outros temas, como saúde, é possível aproveitar essa fonte.

Diário do Clima – Apresentação

Diário do Clima

Querido Diário

Pré-requisitos da atividade

Não há pré-requisitos.

giulio

GIULIO CARVALHO

É graduado do curso de Engenharia da Computação pela UFPE. Desde 2019, é membro ativo e faz parte da organização do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE). Desde 2020, integra a equipe de mantenedoras do projeto Querido Diário e também a rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Hoje atua como coordenador de Inovação Cívica da OKBR.

stefano-wrobleski

STEFANO WROBLESKI

Diretor Executivo da InfoAmazonia, onde cuida da captação de recursos, tecnologia e temas administrativos. Anteriormente, trabalhou na Internews como coordenador de geojornalismo da Earth Journalism Network e fez parte de projetos para a Amazônia na equipe de Américas. Também já cobriu temas sociais e trabalhistas na Repórter Brasil, foi trainee do Estadão e bolsista do International Center for Journalists no programa de empreendedorismo no jornalismo digital. Em 2015, fez o Master em Jornalismo Digital do ISE Business School.

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020, 2021 e 2022.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.