18 e 19/11 – ESPM SÃO PAULO (CAMPUS ÁLVARO ALVIM)
R. DR. ÁLVARO ALVIM, 123 – VILA MARIANA
INVESTIGANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS SOBRE CLIMA E MEIO AMBIENTE COM O DIÁRIO DO CLIMA
Por Manuella Caputo
Comandada por Giulio Carvalho (OKBR) e Stefano Wrobleski (InfoAmazonia), esta oficina introduziu a ferramenta Diário do Clima, plataforma que rastreia e categoriza os trechos mais relevantes sobre clima e meio ambiente nos diários oficiais (DOs) publicados por municípios brasileiros. Nesta atividade, os participantes puderam conhecer mais sobre a iniciativa e explorar na prática a base de dados.
Contextualizando, os palestrantes falaram sobre como pesquisar o meio ambiente é um grande desafio no país. São mais de cinco mil municípios divulgando atos públicos em seus jornais oficiais diariamente, o que inclui a divulgação de licenças, multas, normas, projetos e licitações relacionadas a temas diversos. No Diário do Clima, monitora-se os seguintes assuntos: uso e ocupação do solo; mitigação e adaptação à crise climática; redução de emissões poluentes; preservação da biodiversidade; manejo das águas; entre outros.
Para acompanhar essas informações nos DOs, os usuários da plataforma contam com ferramentas de busca, filtros inteligentes e alertas. É possível utilizar os termos mais relevantes para a sua pesquisa e filtrar por municípios, período e subtemas, por exemplo. Qualquer busca feita no site pode ser transformada em uma poderosa ferramenta de monitoramento diário, por meio do cadastramento de alertas. Além disso, o Diário do Clima já possui integração com a base de dados de CNPJs da Receita Federal, o que facilita a apuração de dados como: quadros societários, situações cadastrais e endereços.
Em uma segunda parte do workshop, Giulio e Stefano lançaram um desafio e fizeram algumas perguntas que os participantes responderam a partir de buscas pelas informações corretas na plataforma.
Por fim, os palestrantes destacaram ainda o potencial jornalístico do Diário do Clima e reforçaram que a plataforma possui código aberto, portanto, caso alguém deseje adaptar o código para o monitoramento de outros temas, como saúde, é possível aproveitar essa fonte.
Referências
Não há pré-requisitos.
GIULIO CARVALHO
É graduado do curso de Engenharia da Computação pela UFPE. Desde 2019, é membro ativo e faz parte da organização do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE). Desde 2020, integra a equipe de mantenedoras do projeto Querido Diário e também a rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Hoje atua como coordenador de Inovação Cívica da OKBR.
STEFANO WROBLESKI
Diretor Executivo da InfoAmazonia, onde cuida da captação de recursos, tecnologia e temas administrativos. Anteriormente, trabalhou na Internews como coordenador de geojornalismo da Earth Journalism Network e fez parte de projetos para a Amazônia na equipe de Américas. Também já cobriu temas sociais e trabalhistas na Repórter Brasil, foi trainee do Estadão e bolsista do International Center for Journalists no programa de empreendedorismo no jornalismo digital. Em 2015, fez o Master em Jornalismo Digital do ISE Business School.
Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.