18  e 19/11 – ESPM SÃO PAULO (CAMPUS ÁLVARO ALVIM)
R. DR. ÁLVARO ALVIM, 123 – VILA MARIANA

MAPAS E CLIMA

DIA:

HORÁRIO:

DURAÇÃO:

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Texto por Vitor Arthur

Neste workshop, o cientista de dados e professor Bernardo Loureiro mostrou como criar visualização de dados com mapas sobre a soja do Brasil e a exposição ao desmatamento na exploração de recursos. Para a atividade, foram utilizados dados da Trace, organização sem fins lucrativos que visa dar transparência a dados sobre exploração de commodities pelo mundo.

Os dados analisados foram produzidos a partir de modelo da cadeia de suprimentos, desde a importação ou produção no país até a exportação, e cruzamentos para sensoriamento remoto. A constituição da base também contou com a concatenação e disponibilização de dados públicos e privados.

Bernardo explicou que os dados são úteis para compreender a relação entre grandes empresas e estados do país envolvidos na exposição ao desmatamento de terrenos para cultivo de commodities. Além disso, as análises são utilizadas para pressionar grandes corporações e governos a respeito da participação no fluxo da commodity.

A atividade foi dividida em duas partes. A primeira foi a construção de visualização utilizando a ferramenta on-line Datawrapper. Na plataforma, foi criado um mapa coroplético a partir de uma base de dados tratada previamente.

Para criar o mapa no Datawrapper, realizaram-se as ações a seguir:

• Novo Mapa > Mapa Coroplético > Utilizar o mapa base “Brazil Municipale” > Adicionar os dados por meio do link da base de dados tratados;
  • Para juntar as bases de dados, é necessário clicar em “Match” > Selecionar as “Matching Keys”, com as colunas e valores;
  • Escolher a escala de cor com maior proximidade ao tema > Adicionar título no mapa para informações contextuais > Adicionar fonte de dados > E melhorar o tooltip, para adicionar as informações desejadas na visualização.

Na segunda parte, Bernardo falou da complexidade dos dados reais, o que eventualmente impossibilita o trabalho sem linguagens de programação. Nesses casos, é necessário tratar os dados por meio do GeoPandas, biblioteca em Python voltada para dados com georreferenciamento.

Para essa atividade, foi utilizado um Jupyter Notebook, via Google Colab, e a base de dados bruta para correlacionar empresa exportadora e município à exposição de desflorestamento. Ao final do workshop, foi criado um mapa interativo para a visualização dos recursos por estado no Brasil.

Mapas e clima

Notebook com código em Python

Datawrapper

GitHub com dados tratados

Dados brutos

Fonte dos dados

Pré-requisitos da atividade

Uma conta de email no Google e desejável noções básicas de Python.

Bernardo Loureiro

BERNARDO LOUREIRO

É cientista de dados e urbanista que ingressou na Trase em 2021. Lidera o desenvolvimento de nossas ferramentas internas e externas de visualização de dados. Antes de ingressar na Trase, trabalhou como cientista de dados e desenvolvedor freelancer para ONGs, governo, instituições acadêmicas e empresas privadas. Tem experiência na comunicação de insights de dados complexos de forma acessível e envolvente. É mestre em Design e Ecologias Urbanas pela Parsons The New School (2016) e  graduado pela Universidade de São Paulo (Arquitetura e Planejamento Urbano, 2013).

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020, 2021 e 2022.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.