18  e 19/11 – ESPM SÃO PAULO (CAMPUS ÁLVARO ALVIM)
R. DR. ÁLVARO ALVIM, 123 – VILA MARIANA

PPRIMEIROS PASSOS NO JORNALISMO DE DADOS: INTRODUÇÃO AO R E AO TIDYVERSE

DIA:

HORÁRIO:

DURAÇÃO:

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Texto por Renan Cavalcante

Ao iniciar o aprendizado de uma linguagem de programação, como o R, é possível pensar nela como um idioma, assim como o português ou o inglês. Todas essas línguas possuem estruturas e gramáticas próprias que vão sendo compreendidas aos poucos e vão fazendo mais sentido com a prática.

No R, um dos primeiros recursos a se conhecer é o operador de atribuição “<-”, utilizado para criar uma relação entre dois elementos do código e guardar valores que podem ser acessados em outros momentos.

Os valores guardados pelo operador de atribuição podem ser de três classes. Os números, chamados de integer, double ou valor real; textos, chamados de character ou string, que têm como característica serem escritos sempre entre aspas; e os lógicos ou booleanos.

Exemplos de classes:

• Character: “Seu nome”, “1995”, “verdadeiro”
  • Numeric: -5, 3.14, 1995
  • Logic: TRUE/FALSE

Há também outros tipos de operadores, como os relacionais e o pipe (“%>%”), que torna o valor da esquerda, no código, em argumento para a função da direita.

Os operadores relacionais são parecidos com o de atribuição, mas se diferenciam por não guardar valores dentro de si, apenas relacionam uma parte de código com outra. Exemplos:

• == indica igualdade
  • != indica diferença
  • > indica que um valor é maior
  • < indica que um valor é menor
  • >= indica que um valor é maior ou igual
  • <= indica que um valor é menor ou igual

Os operadores lógicos trabalham criando condições no código. Exemplos:

• ! significa NÃO
  • & significa E
  • | significa OU
  • %in% significa CONTÉM

Assim como em outras linguagens de programação, o R possui funções que dão comandos a serem executados pelo computador e que retornarão uma resposta. Um exemplo é a função mean, que retorna a média de valores atribuídos. As funções são escritas seguidas de parênteses e dentro deles são incluídos os atributos da função. Algumas possuem atributos e outras não.

Algumas boas práticas para escrever um código são: não utilizar letras maiúsculas, espaços ou acentos ao criar nomes de variáveis; não começar com números; escolher nomes úteis e não redundantes para que sejam de fácil compreensão; inserir espaços somente após vírgulas e parênteses; fazer comentários com moderação; e utilizar a quebra de linha para facilitar a leitura. E, finalmente, é importante lembrar que erros são comuns na programação, então não fique desmotivado quando isso ocorrer!

Como baixar e instalar o R

Tutorial em vídeo de como baixar e instalar o R

R para Ciência de Dados

Tidyverse

Pré-requisitos da atividade

R e RStudio instalado ou uma conta no Posit Cloud.

Ana Carolina Moreno

ANA CAROLINA MORENO

Jornalista de dados sênior da TV Globo e participante das R-Ladies SP desde 2019. Produz reportagens dirigidas por dados para televisão e internet. Participa do Conselho Consultivo da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

jean

JEAN PRADO

Analista de Mídias Sociais no Greenpeace Brasil. Jornalista de formação e tem paixão por dados.

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020, 2021 e 2022.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.