18  e 19/11 – ESPM SÃO PAULO (CAMPUS ÁLVARO ALVIM)
R. DR. ÁLVARO ALVIM, 123 – VILA MARIANA

VITRINE DE DADOS: APRESENTAÇÕES RELÂMPAGOs

DIA:
18/11

HORÁRIO:
15:45h

DURAÇÃO:
1:30h

Nível:
Básico

Sobre o painel

Texto por Lucas Veloso

 

Sob mediação de Anicely Santos, da Escola de Dados, esta atividade promoveu apresentações de 15 minutos dos projetos selecionados, concedendo espaço ainda para dúvidas e comentários do público.

A abertura ficou a cargo de Celso Bessa, consultor e investigador em pesquisas acadêmicas e investigações de ONGs em temas ligados a direitos humanos. Ele apresentou o kit Expondo o Invisível, um guia produzido e alimentado por profissionais voluntários ao redor do mundo e publicado pela Tactical Tech.  O material oferece, aos cidadãos e comunidades, ferramentas e possibilidades para investigar e verificar informações de interesse público, como sobre governos locais. Uma das preocupações dos pesquisadores foi criar um material de fácil leitura e compreensão, evitando termos muito técnicos de investigadores profissionais. Além do português, o material está disponível em inglês, espanhol e francês.

Coordenadora de projetos no Instituto Sou da Paz, Cristina Neme falou sobre o guia Segurança Pública em Dados: Guia Prático para Jornalistas, material digital sobre formas de acessar dados disponíveis nas bases e fontes de segurança pública, do nível municipal ao federal. O manual destaca o uso da Lei de Acesso à Informação, como meio de alcançar números e informações não disponibilizados por órgãos públicos de segurança no Brasil. 

Em seguida, o cientista de dados Esteban Ponce de León apresentou o Laboratório de Investigação Forense Digital (DFRLab), considerada a primeira organização que une conhecimentos técnicos e políticos sobre desinformação. Com uma rede de profissionais espalhados pelo mundo, a entidade busca proteger as democracias e suas instituições, além de definir o papel das tecnologias na promoção e defesa de sociedades livres e abertas.

Para falar do Querido Diário, a graduanda em Sistemas de Informação Juliana Trevine explicou o projeto e contou do seu alcance até o momento. A ferramenta tem como objetivo extrair dados dos diários oficiais (DOs) de cidades brasileiras e disponibilizar as informações em plataforma própria, a fim de facilitar o acesso a essas informações de interesse público. Ela contou que, atualmente, a iniciativa está presente em 27 municípios da Amazônia Legal, além de dezenas de capitais e regiões metropolitanas no país, somando mais de 356 mil DOs raspados. Na plataforma, é possível fazer buscas por palavras-chave, filtrar por períodos de tempo e outras categorias. 

Responsável pela equipe de jornalismo de dados do hub digital da Globo, Igor Costa e Ricardo Gallo, coordenador de dados no portal G1, compartilharam os esforços do portal para divulgar grandes bases de dados, como a do resultado das eleições de 2022, feito com o uso de inteligência artificial, e a do Censo de 2022. Neste último, eles comentaram que o portal foi capaz de cobrir todas as cidades brasileiras, com matérias sobre o número de habitantes, além de outras informações específicas de cada local.

 

Referências

Expondo o invisível

Segurança Pública em Dados: Guia Prático para Jornalistas

Laboratório de Investigação Forense Digital (DFRLab)

Querido Diário

any_novo

ANICELY SANTOS

Assistente pedagógico na Escola de Dados. Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, cursando especialização em Ciências de Dados e Analytics.

cristina

CRISTINA NEME

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora de projeto do Instituto Sou da Paz. Foi consultora de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2015-2019), coordenadora de análise e planejamento da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (2013-2015) e coordenadora-geral de pesquisa e análise da informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública / Ministério da Justiça (2011-2013). Tem experiência em pesquisas aplicadas na área de políticas públicas de segurança assim como na gestão pública, especialmente no campo de produção e gestão da informação.

celso-bessa (2)

CELSO BESSA

Tecnólogo estudando o nexo entre tecnologias de informação e comunicação, democracia e direitos humanos. É consultor e investigador em pesquisas acadêmicas e investigações de ONGs em temas ligados a direitos humanos, direitos civis, acessibilidade, transparencia, anti-corrupção, segurança digital, estado de direito, participação cidadã e democracia. Foi duas vezes fellow do programa Tech Exchange do Media Democracy Fund, uma com Dejusticia (Colombia, 2018/19), e outra com Consumers Internacional (Reino Unido).

esteban

ESTEBAN PONCE DE LEÓN

Pesquisador associado na Colômbia do Digital Forensic Research Lab (DFRLab). Esteban já atuou como cientista de dados e é apaixonado por deep learning, inteligência artificial e pesquisas digitais. Sua área de atuação é desinformação na América Latina, assim como o desenvolvimento de ferramentas de código aberto e métodos de pesquisa.

igor-costa

IGOR COSTA

Petropolitano, mestre em Inteligência Artificial pelo Instituto Militar de Engenharia e atualmente lidera o time de Jornalismo de Dados do hub digital da Globo.

juliana-trevine

JULIANA TREVINE

Graduanda em Sistemas de Informação (Universidade de São Paulo – USP). É membra do Tecs: Grupo de Computação Social da USP, do Colab-USP: Colaboratório de Desenvolvimento e Participação e da Rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da OKBR.

ricardo-gallo

RICARDO GALLO

Coordenador de Dados no G1, onde está desde 2016. Atuou entre 2003 e 2016 na Folha de S.Paulo, onde foi repórter e chefe de reportagem em Cotidiano. É autor de Condenado à Morte (2015), que conta a história do primeiro brasileiro executado por pena de morte em tempos de paz.

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020, 2021 e 2022.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.