Curso

Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública

  • Vídeo-aulas
  • Aulas ao vivo

Curso inédito utilizando soluções do sistema QEdu e outras fontes de dados, para ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação, bem como subsidiar políticas educacionais nos níveis municipais e estaduais no Brasil.
Conta com apoio da Fundação Lemann, que se soma a outras iniciativas prévias na área.

Este curso inédito visa ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação, bem como subsidiar políticas educacionais nos níveis municipais e estaduais no Brasil. O curso será composto por dois ciclos formativos. O ciclo básico será comum a todas as pessoas participantes e terá duração de 3 semanas, mesclando videoaulas gravadas e aulas ao vivo. Já o ciclo de especialização será temático, com duração de 3 semanas e com todas as aulas no formato ao vivo.

INSCRIÇÕES

O curso será oferecido gratuitamente a até 320 pessoas que atuam com políticas educacionais na administração pública estadual ou municipal.

Ainda que se reconheça que os diferentes atores envolvidos nas redes de educação e a comunidade escolar em geral possam e devam fazer uso de dados educacionais para subsidiar suas ações, este curso tem como público alvo preferencial:

  • Servidores/gestores públicos/técnicos atuantes em secretarias de educação no nível municipal ou estadual; 
  • Servidores de órgãos de controle com atuação em políticas educacionais; e
  • Integrantes de Conselhos de Educação.

Caso existam vagas excedentes, serão aceitas inscrições de pessoas com as seguintes atuações profissionais principais em ordem de preferência:

  • Diretores de escola;
  • Professores;
  • Pesquisadores acadêmicos;
  • Servidores de universidades;
  • Representantes de organizações da sociedade civil

As inscrições para o processo de seleção de bolsas foram encerradas no dia 04/09. O resultado da seleção será divulgado em até 15 dias após o término das inscrições e todas as pessoas inscritas receberão o resultado via e-mail. As pessoas que forem selecionadas e nos deram autorização para divulgar o nome estarão listadas num post sobre o resultado, que ficará disponível em nosso blog.

APOIO

O curso tem apoio da Fundação Lemann, que irá oferecer a formação gratuitamente para gestores públicos de todo Brasil, e do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

CARGA HORÁRIA

Carga horária total de 14h (entre aulas e debate) no ciclo básico e 9h no ciclo de especialização. Ambos os ciclos contam, ainda, com 3h previstas para a realização de atividades (quiz e desafios práticos).

O ciclo básico é comum a todas as pessoas participantes. Para o ciclo de especialização, cada participante deverá escolher um grupo para acompanhar (gestão ou técnico), porém, terá acesso a todos os materiais gravados para consulta.

É esperada uma dedicação semanal média de 5h para o curso durante os módulos básicos e de 3h durante os módulos avançados.

ATIVIDADES

O curso ocorrerá ao longo de 6 semanas e a interação entre as pessoas participantes se dará por meio dos seguintes modos:

  • Videoaulas: aulas pré-gravadas, em vídeos de aproximadamente 7 minutos cada, totalizando 1h30 semanais;
  • Aulas ao vivo: aulas ao vivo via Zoom, com todas as pessoas participantes do curso e o corpo docente, com 1h30 de duração, para consolidar o conteúdo do módulo e fornecer orientações sobre dúvidas;
  • Debate: discussões ao vivo via Zoom, com 2 horas de duração e a participação de especialistas convidadas sobre temas atuais;
  • Salas temáticas: atividades ao vivo via Zoom, com grupos reduzidos em salas temáticas, com 2h de duração, disponíveis no ciclo de especialização; 

AULAS E ATIVIDADES AO VIVO

O ciclo básico é comum a todas as pessoas participantes e terá duração de 3 semanas. Serão discutidas formas de coleta, disponibilização de bases de dados educacionais, recursos, potencialidades e limites para sua exploração, além de outros aspectos associados.

Cada módulo terá 1h30 de videoaulas gravadas, uma aula ao vivo de 1h30 e 1h de atividades (quiz e desafio prático). Além disso, no Módulo 1, será realizado um debate sobre os conteúdos abordados. As videoaulas serão disponibilizadas na sexta-feira anterior à aula ao vivo de cada módulo, juntamente com as atividades previstas.

As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana: sempre nas quintas-feiras, às 9 horas, e terão 1h30 de duração. Nessa ocasião, os instrutores irão aprofundar conteúdos desenvolvidos em seu módulo de atuação e esclarecer dúvidas.

No Ciclo de Gestão serão realizados debates relacionados ao uso de dados pelos diferentes atores das redes de educação, e à elaboração e monitoramento de políticas públicas. Já no Ciclo Técnico, serão realizadas discussões e exercícios práticos voltados ao tratamento quantitativo de dados educacionais e suas possibilidades de interpretação.

No Ciclo de Especialização todas as aulas serão ao vivo e ocorrerão uma vez por semana: sempre nas quintas-feiras, às 9 horas, e terão 2h de duração. Esse ciclo também é composto por mais 1h de atividades (quiz e desafios práticos).

CALENDÁRIO

24/09 – Início do curso

30/09 – Aula ao vivo – Módulo 1

01/10 – Início do Módulo 2

04/10 – Debate com especialistas

07/10 – Aula ao vivo – Módulo 2

08/10 – Início do Módulo 3

14/10 – Aula ao vivo – Módulo 3

21/10 – Aula 1 ao vivo – Módulo Especialização

28/10 – Aula 2 ao vivo – Módulo Especialização

04/11 – Aula 3 ao vivo – Módulo Especialização

CORPO DOCENTE

Alice Adativa – Mestre em informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, atualmente, aluna de doutorado nesta mesma universidade, atuando em pesquisas com o foco em Computação Urbana. Também é pesquisadora e instrutora do Samsung Ocean Manaus e professora de pós-graduação em Ciência de Dados na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de fazer parte da equipe de organizadores do PyData e
PyLadies Manaus.

Fernanda Campagnucci – Doutoranda em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2008) e mestre em Educação na Faculdade de Educação da mesma instituição (FE-USP, 2014), com foco no debate público sobre políticas educacionais. Atualmente, é Diretora-Executiva da Open Knowledge Brasil. Integrou a carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, onde desenvolveu e liderou projetos de transparência, integridade pública e tecnologias cívicas de 2013 a 2019. Coordenou o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação.

Maria Helena Bravo – Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Mestra em Educação (2017), bacharel e licenciada em Pedagogia (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Desenvolveu projetos voltados à educação na Ação Educativa – Assessoria, pesquisa e informação, na Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación (CLADE), realizou pesquisas em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e atuou como assistente de pesquisas na Fundação Carlos Chagas (FCC).

Rodrigo Travitzki – Doutor em Educação com Pós Doutorado em estatística aplicada à educação. Biólogo de formação e mestre em Filosofia. Desenvolve pesquisas sobre avaliação educacional, qualidade escolar, políticas públicas, currículo e psicometria. A maior parte utiliza dados públicos e software livre, no espírito da ciência aberta. Atualmente integra a equipe do Edulab21 (Instituto Ayrton Senna). Foi professor de Biologia por mais de 15 anos e de Ciências por alguns. Criador do portal de educação Rizomas.net.

Thiago Fernando Ferreira Costa – Especialista em estatística e avaliação educacional, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2009). Atualmente faz a segunda graduação em pedagogia e mestrado em educação, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Presta serviços especiais no Núcleo Técnico de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, tendo como foco análise estatística e psicométrica de itens e instrumentos, incluindo processamento pela Teoria de Resposta ao Item, organização de banco de itens, product owner (PO) do Sistema de Registro da Aprendizagem (SERAp) e formação de profissionais da educação.

Uvanderson Vitor da Silva – Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Sociologia Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Atuou como consultor em diversas organizações sociais e no poder público. Suas áreas de interesse e atuação são sociologia política, cidadania, desigualdades e relações raciais. Atualmente é coordenador do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Especialista convidado

Ernesto Martins Faria – Graduado em Ciências Econômicas pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Educação na Universidade de Coimbra (2020). Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, foi coordenador de conteúdo técnico no Todos Pela Educação, analista de novos projetos acadêmicos no Insper, e fez consultorias para diversas instituições, entre as quais o Cedac, a Rede Globo, o Instituto Arte na Escola e a Unesco.

Priscila Bacalhau – Doutora em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), possui mestrado pela mesma instituição e bacharelado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi Visiting Researcher na Escola de Educação da Universidade de Stanford (EUA) em 2017. Pesquisadora na área de Microeconomia Aplicada, com foco em Educação, tem vasta experiência em pesquisas qualitativas e quantitativas, tratamento de bases de dados educacionais e demográficas e avaliação de impacto de políticas públicas e projetos sociais. Priscilla atua como consultora de impacto social e tem experiência na FGV EESP Clear, Banco Mundial, UNICEF e diversas instituições do terceiro setor.

CERTIFICAÇÃO

Será fornecido um certificado em nome da OPEN KNOWLEDGE BRASIL para os participantes que atendam aos seguintes critérios:

  • acompanharem pelo menos metade (50%) das aulas ao vivo do curso em tempo real. A verificação será feita por meio da checagem de pessoas participantes das sessões no Zoom. Será necessário que a pessoa faça o login no aplicativo do Zoom com o mesmo e-mail utilizado para inscrição no curso;
  • realizarem todos os quizzes propostos (1 por módulo) até 7 dias após o término do curso, com 70% de acertos.