Curso
O curso traz conteúdos inéditos, que fornecem um panorama completo da área para quem quer começar a trabalhar com dados. Ao longo de 5 semanas, os participantes terão acesso a aulas e práticas com especialistas e profissionais experientes. São 20 horas de atividades divididas em módulos.
Descrever de maneira técnica os principais conceitos e tecnologias utilizados para trabalhar com dados no campo da comunicação, bem como reconhecer e criticar decisões técnicas nesta área;
Identificar oportunidades de uso de dados no campo da comunicação para criar ou responder perguntas em diferentes contextos;
Comunicar de forma profissional os resultados do trabalho, por meio de visualizações, tabelas e textos de impacto, produzindo investigações baseadas em dados;
Desenvolver sua própria trilha de aperfeiçoamento profissional nos diferentes campos de trabalho da comunicação baseada em dados.
Comunicadores
Organizações da Sociedade Civil
Pesquisadores
Comunicadores
Desejável conhecimento básico de planilhas
Inscrições para essa turma está encerrada. Conheça o Dados 360 assíncrono.
Aulas ao vivo: aulas ao vivo no Zoom de 1h cada, com a equipe de instrutores principais para consolidação dos conteúdos da semana e esclarecimentos. As aulas contarão com 2 alternativas de horário em cada semana;
Exercícios ao vivo: sessões semanais de 1 hora, no Zoom, em grupos limitados, para auxiliar a resolução de exercícios e fornecer orientações sobre dúvidas e projetos individuais;
Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 15 minutos cada, totalizando 2 horas semanais, em média;
Dúvidas sobre o conteúdo do curso podem ser enviadas na seção de ‘Perguntas e Respostas’ da plataforma. Para dúvidas mais gerais ou sobre o funcionamento de linguagens de programação ou softwares, recomendamos o Fórum de Jornalismo de Dados.
Os certificados de conclusão de curso serão disponibilizados para quem completar 4 dos 5 quizzes semanais. Eles serão enviados por e-mail em duas datas: a primeira será duas semanas após o término das atividades, no dia 11 de julho.
As aulas ficarão disponíveis na plataforma até pelo menos o dia 27 de setembro, data em que enviaremos os certificados para quem concluir o curso fora do tempo. Após este período, não serão emitidos novos certificados.
Estuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da hora e Ogunhê, voluntária em iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.
Jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.
Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.
Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Univerdade de Maynooth (Irlanda). É usuária de R e outras linguagens, além de participar de diversas comunidades relacionadas, como a R-Ladies.
De 2013 a 2019, Fernanda atuou como gestora pública na Prefeitura de São Paulo, tendo sido responsável pela política municipal de transparência, abertura de dados e integridade na Controladoria Geral do Município, além de ter liderado projetos de tecnologia, inovação e governo aberto na Secretaria Municipal de Educação. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Especialista em Transparência e Accountability pela Universidade do Chile (2014), foi fellow de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (2015), Líder de Dados Abertos do Open Data Institute (2016) e fellow de governo da Unidade Operacional Governança Digital da Universidade das Nações Unidas, a UNU-EGOV (2018). É professora convidada do Insper nos cursos de Compliance e de Inovação no Setor Público.
Doutor em Administração pela UnB (2014). É cientista de dados no Tesouro Nacional. Pesquisa e implementa produtos para transparência no setor público brasileiro. Desenvolve projetos e investigações baseadas em R.
Jornalista, fundador da Lagom Data, que desde março monitora o avanço do coronavírus pelos municípios do Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Leciona jornalismo de dados em pós-graduações em jornalismo digital. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018).
Pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia cívica usando ciência de dados e visualização de dados. Além disso, é professor desses assuntos na Universidade Federal de Campina Grande, e um dos criadores do hackfest.com.br.
Jornalista (Cásper Líbero) e Mestre em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), trabalha com tecnologias livres desde 2008, com experiências no jornalismo, na pesquisa acadêmica e na gestão pública. Na prefeitura de São Paulo, foi um dos coordenadores do WiFi Livre SP, programa pioneiro que levou internet livre, gratuita e de alta velocidade a todos os distritos do município. Também em São Paulo, atuou na Controladoria Geral do Município, na implementação de políticas de transparência, abertura de dados e integridade. É pesquisador do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da UFABC e autor do livro “Anonymous Brasil: poder e resistência na sociedade de controle”.
Co-fundadora da Escola de Dados, atualmente é JSK Stanford fellow. Também co-fundou a revista digital Gênero e Número. Atua como instrutora e palestrante em temas relacionados a métodos digitais, dados abertos e acesso à informação. É docente nos cursos de pós-graduação em Jornalismo Digital da PUC-RS e da IESB e instrutora em cursos do Knight Center, da Universidade do Texas. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.
Acesso imediato a 10 horas de aulas on demand
Acesso a 10 horas de aulas ao vivo
Orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes
Instrutores com altissima qualificação
Turmas a partir de janeiro de 2022
*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail (escoladedados@ok.org.br) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.