Curso
Confira a página da turma de 2022.1: https://escoladedados.org/courses/publicadores-2022-1/ Terceira turma do curso ‘Dados 360′, que traz um panorama completo para…
Confira a página da turma de 2022.1: https://escoladedados.org/courses/publicadores-2022-1/
Terceira turma do curso ‘Dados 360′, que traz um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na área da comunicação. Além de acesso imediato a 10 horas de aulas gravadas, as pessoas participantes terão aulas ao vivo, orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes, ao longo de 5 semanas, com início em maio.
“No DF só 11,3% dos infectados com Covid-19 tem 60 anos ou mais. A maioria dos casos são em pessoas que tem entre 30 e 39 anos (27%). Especialistas alertam também que mais da metade das pessoas que precisaram ficar internadas por causa do vírus tem menos de 50 anos! Um agradecimento especial à Escola de Dados e ao Marcelo Soares, que me ensinaram SQL – o que me permitiu fazer esses comparativos.”
— Anna Reis, jornalista, aluna da turma 2020.1
“Sábado, 13/06/2020, o dia que consegui fazer um script em Python, devidamente adaptado pro meu objetivo, funcionar. Um marco pessoal. A Escola de Dados merece créditos pelo MOOC do Knight Center em 2019 e pelo Dados 360 em curso agora.”
— Mikhail Favalessa, jornalista, aluno da turma 2020.1
O valor do curso é R$ 290. Participantes do nosso programa de membresia possuem 20% de desconto nesta e outras atividades da Escola de Dados.
As inscrições para bolsas gratuitas para públicos minoritários estão abertas! Inscrições até dia 25/04. As pessoas selecionadas receberão um e-mail com instruções de matrícula no dia 30/04.
Total de 20 horas de aulas, sendo 10 horas ao vivo com instrutores, para orientação e realização de exercícios, e 10 horas de aulas em vídeo.
O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio dos seguintes modos:
Nesta edição, as aulas gravadas de todos os módulos são disponibilizadas logo após a inscrição, de modo que os alunos possam explorar todos os tópicos abordados por mais tempo. Desta forma, assim que o pagamento é confirmado, o participante tem acesso ao conteúdo de todas as semanas.
O curso Dados 360 apresenta, além dos vídeos gravados, dois momentos de atividades ao vivo: aulas e exercícios. Utilizaremos softwares e plataformas como o Web Scraper, Flourish, Workbench, DB Browser e o QGIS.
As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana: sempre nas quartas-feiras, às 18 horas, e terão 1 hora de duração. Nessa ocasião, os professores irão aprofundar tópicos desenvolvidos em seu módulo de atuação e tirar dúvidas dos alunos.
Os exercícios ao vivo também ocorrerão uma vez por semana: também nas quartas-feiras, às 19 horas, e terão uma hora de duração. Trata-se de um momento para praticar as habilidades práticas e conhecimentos desenvolvidos em cada módulo.
Após a sua realização, todas as aulas e os exercícios ao vivo serão gravados e disponibilizados na plataforma.
03/05 – Início do curso
05/05 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 1
10/05 – Início da Semana 2
12/05 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 2
17/05 – Início da Semana 3
19/05 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 3
24/05 – Início da Semana 4
26/05 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 4
31/05 – Início da Semana 5
02/06 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 5
Ana Carolina Da Hora – Estuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da hora e Ogunhe, voluntária em iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.
Adriano Belisário – Coordenador da Escola de Dados e jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.
Alice Adativa – Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.
Bruna Wundervald* – Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Universidade de Maynooth (Irlanda). É usuária de R e outras linguagens, além de participar de diversas comunidades relacionadas, como a R-Ladies.
Fernanda Campagnucci – Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação, foi integrante da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de SP, onde desenvolveu projetos de transparência e integridade pública desde 2013. Coordenou o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. É fellow de governo aberto da OEA e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute, de Londres.
Fernando Barbalho – Doutor em Administração pela UnB (2014). É cientista de dados no Tesouro Nacional. Pesquisa e implementa produtos para transparência no setor público brasileiro. Desenvolve projetos e investigações baseadas em R.
Marcelo Soares – Jornalista, fundador da Lagom Data, que desde março monitora o avanço do coronavírus pelos municípios do Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Leciona jornalismo de dados em pós-graduações em jornalismo digital. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018).
Natália Mazotte – Co-fundadora da Escola de Dados, atualmente é JSK Stanford fellow. Também co-fundou a revista digital Gênero e Número. Atua como instrutora e palestrante em temas relacionados a métodos digitais, dados abertos e acesso à informação. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.
Nazareno Andrade – Pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia cívica usando ciência de dados e visualização de dados. Além disso, é professor desses assuntos na Universidade Federal de Campina Grande, e um dos criadores do hackfest.com.br.
* Apenas aulas gravadas
Anicely Santos – Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalhou durante 3 anos na Prefeitura do Ipojuca como analista de dados no programa Mãe Coruja, considerado um dos programas de referência na área materno-infantil reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como modelo de Gestão de Política Pública. É responsável pelo eixo de Tecnologia do EmpoderaLab – Laboratório de Inovação Periférica, Produtora de Conteúdo no Inspirada na Computação.
Os certificados de conclusão de curso serão emitidos apenas para quem completar 4 dos 5 quizzes semanais até o dia 14 de junho. O envio será feito digitalmente até o dia 16 de junho. Instituições públicas que contratarem o curso podem solicitar o envio dos certificados em outra data, a ser acordada entre ambas as partes. As aulas e todos os materiais ficarão disponíveis na plataforma até pelo menos três meses após o término do curso.
A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail (escoladedados@ok.org.br) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso. Passado esse período, não são serão feitos reembolsos.