Curso

Dados 360 – Turma 2022.1 [inscrições encerradas]

  • Vídeo-aulas
  • Aulas ao vivo

Quarta turma do curso ‘Dados 360′, que traz um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na…

Quarta turma do curso ‘Dados 360′, que traz um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na área da comunicação. Além de acesso imediato a 10 horas de aulas gravadas, as pessoas participantes terão aulas ao vivo, orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes, ao longo de 5 semanas, com início em fevereiro.

“Ao procurar o curso, buscava uma ampliação dos meus conhecimentos sobre o uso de dados, pensando na extração e na análise, com o desejo de conhecer plataformas que poderiam auxiliar o meu trabalho. E digo com tranquilidade que meus objetivos foram atingidos com sucesso! O curso é primoroso e os (as) professores (as) excelentes, além de muito didáticos.”

Beatriz Castro, analista de dados e monitoramento de redes sociais

Fiz esse curso e abriu muitas perspectivas de trabalho e reflexão, além de ter aprendido várias habilidades super legais. Recomendo a todas e todos.

Pedro Silveira, historiador

INSCRIÇÕES

O valor do curso é R$ 290. É possível adquiri-lo clicando no botão “Matricule-se agora”, à direita em sua tela. Participantes do nosso programa de membresia possuem 20% de desconto nesta e outras atividades da Escola de Dados.

As inscrições para bolsas gratuitas a grupos sub-representados na área de tecnologia se encerraram no dia 17/01. As pessoas selecionadas receberão um e-mail com instruções de matrícula até o dia 31/01.

CARGA HORÁRIA

Total de 20 horas de aulas, sendo 10 horas ao vivo com instrutores, para orientação e realização de exercícios, e 10 horas de aulas em vídeo.

ATIVIDADES

O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio dos seguintes modos:

  • Aulas e exercícios ao vivo: atividades práticas ao vivo no Zoom de 2 horas, com a equipe de instrutores principais para consolidação dos conteúdos da semana e esclarecimentos. As aulas ocorrerão conforme o calendário abaixo e serão disponibilizadas na plataforma para acesso posterior;
  • Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 15 minutos cada, totalizando 2 horas semanais, em média. Os vídeos são liberados imediatamente após a confirmação do pagamento da inscrição.
  • Plataformas online: entre 08/02 e 21/03, a equipe do curso estará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas a qualquer momento, por meio de um chat online.

Nesta edição, as aulas gravadas de todos os módulos são disponibilizadas logo após a inscrição, de modo que os alunos possam explorar todos os tópicos abordados por mais tempo. Desta forma, assim que o pagamento é confirmado, o participante tem acesso ao conteúdo de todas as semanas.

FERRAMENTAS

Utilizaremos softwares e plataformas gratuitas ou de código aberto para as diversas etapas do trabalho com dados:

  • Web Scraper
  • Flourish
  • DB Browser
  • QGIS.

AULAS E ATIVIDADES AO VIVO

O curso Dados 360 apresenta, além dos vídeos gravados, dois momentos de atividades ao vivo: aulas e exercícios.

As aulas e exercícios vivo ocorrerão uma vez por semana: sempre nas segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, onde os professores irão aprofundar tópicos desenvolvidos em seu módulo de atuação, tirar dúvidas dos alunos e praticar as habilidades práticas e conhecimentos desenvolvidos em cada módulo.   

As aulas ao vivo são gravadas e após sua realização disponibilizas na plataforma.

CALENDÁRIO

08/02 – Início do curso
14/02 – 18h30 às 20h30 – Aula e exercício ao vivo do Módulo 1

15/02 – Início da Semana 2
21/02 – 18h30 às 20h30 – Aula e exercício ao vivo do Módulo 2

22/02 – Início da Semana 3
07/03 – 18h30 às 20h30 – Aula e exercício ao vivo do Módulo 3

08/03 – Início da Semana 4
14/03 – 18h30 às 20h30 – Aula e exercício ao vivo do Módulo 4

15/03 – Início da Semana 5
21/03 – 18h30 às 20h30 – Aula e exercício ao vivo do Módulo 5

INSTRUTORES

Ana Carolina Da Hora* – Estuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da hora e Ogunhe, voluntária em iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.

Adriano Belisário – Coordenador da Escola de Dados e jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.

Alice Adativa – Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.

Bruna Wundervald* – Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Universidade de Maynooth (Irlanda). É usuária de R e outras linguagens, além de participar de diversas comunidades relacionadas, como a R-Ladies.

Fernanda Campagnucci – Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação, foi integrante da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de SP, onde desenvolveu projetos de transparência e integridade pública desde 2013. Coordenou o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. É fellow de governo aberto da OEA e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute, de Londres.

Fernando Barbalho – Doutor em Administração pela UnB (2014). É cientista de dados no Tesouro Nacional. Pesquisa e implementa produtos para transparência no setor público brasileiro. Desenvolve projetos e investigações baseadas em R.

Marcelo Soares – Jornalista, fundador da Lagom Data, que desde março monitora o avanço do coronavírus pelos municípios do Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Leciona jornalismo de dados em pós-graduações em jornalismo digital. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018).

Natália Mazotte* – Co-fundadora da Escola de Dados, atualmente é JSK Stanford fellow. Também co-fundou a revista digital Gênero e Número. Atua como instrutora e palestrante em temas relacionados a métodos digitais, dados abertos e acesso à informação. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.

Nazareno Andrade – Pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia cívica usando ciência de dados e visualização de dados. Além disso, é professor desses assuntos na Universidade Federal de Campina Grande, e um dos criadores do hackfest.com.br.

* Apenas aulas gravadas

APOIO

Anicely Santos – Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalhou durante 3 anos na Prefeitura do Ipojuca como analista de dados no programa Mãe Coruja, considerado um dos programas de referência na área materno-infantil reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como modelo de Gestão de Política Pública. Produtora de Conteúdo no Inspirada na Computação.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados de conclusão de curso serão emitidos apenas para quem completar todos os quizzes semanais com no mínimo 70% de acerto, até o dia 04 de abril.

O envio será feito digitalmente até o dia 05 de abril. Instituições públicas que contratarem o curso podem solicitar o envio dos certificados em outra data, a ser acordada entre ambas as partes. As aulas e todos os materiais ficarão disponíveis na plataforma até pelo menos três meses após o término do curso.

POLÍTICA DE REEMBOLSO

A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso. Passado esse período, não são serão feitos reembolsos.